Numa importante ação preventiva, a Prefeitura de Teresópolis e as defesas civis Municipal, Estadual e Federal realizam neste domingo (13/11), a partir das 10 horas, o primeiro simulado sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme relativo às medidas a serem adotadas em caso de fortes chuvas. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil realizarão o treinamento simultaneamente no Caleme, Fischer, Perpétuo, Rosário e Vale da Revolta, onde o sistema de sirenes já foi implantado. Equipe da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) estará de prontidão no km-84 (Vale da Revolta), no trecho da Rio-Teresópolis-Além Paraíba entre Teresópolis e Além Paraíba.

Segundo o Cel. Roberto Silva, secretário de Defesa Civil de Teresópolis, as cinco comunidades reúnem em torno de 12.500 moradores, distribuídos em 5.330 residências. “Nós já vínhamos orientando esses moradores há cerca de dois meses e, no domingo, ao soar as sirenes, eles deverão deixar suas residências e se dirigirem aos pontos de apoio em locais seguros. A nossa orientação é para que eles façam este deslocamento sem atropelos, de forma mais organizada possível, para evitar acidentes”, adianta.

Este sistema de alerta a ser testado no domingo consiste em um conjunto de sirenes instaladas nas localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberão aparelhos celulares por meio dos quais serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros.

O teste simulado, que de acordo com o Cel. Roberto Silva deve durar cerca de uma hora, conta com o apoio do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Concessionária Rio-Teresópolis, grupo de Rádio Amadores e dos NUDECs, envolvendo cerca de 200 pessoas em sua organização.

A iniciativa em questão não irá interferir com o fluxo de veículos na Rodovia BR-116/RJ (Rio-Teresópolis-Além Paraíba).