Sistema da PRF ajuda na recuperação de veículos antes mesmo da ocorrência em delegacia

A Policia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um carro roubado na Ponte Ayrton Senna em Guaira/PR com o auxílio do SINAL – Sistema Nacional de Alarmes, na BR-163, nesta manhã de sexta-feira (20). Além do crime de roubo, o motorista também foi preso por sequestro e cárcere privado.

Durante uma fiscalização em frente a Unidade Operacional Ponte Ayrton Senna agentes da da PRF deram ordem de parada a um veículo Fiat Toro, cor branca. O condutor ficou relutante em parar, tendo sido reiterada a ordem de parada por sinal sonoro (apito). Diante do comportamento nervoso e recaucitrante do condutor, o PRF Jefferson quis refinar a pesquisa nos sistemas e solicitou que o condutor descesse do carro e viesse até o interior da UOP, para fazer teste de etilômetro.

Embora na pesquisa pelos sistemas ainda não houvesse indicação de irregularidade, no momento em que foi consultado o Sistema SINAL da PRF foi verificada a indicação de que o veículo havia sido roubado há poucos minutos, tendo sido de imediato preso o condutor. Pelo Sistema SINAL, a indicação de roubo do veículo foi dada às 10h10, e a abordagem ao veículo por esta equipe foi feita às 10h17, mostrando a eficiência do Sistema.

Junto ao condutor detido, estavam o CRLV do carro e a CNH da proprietária. Diante do indicativo de roubo, esta equipe manteve contato com a Polícia Civil de Cidade Gaúcha/PR, município de emplacamento do carro, e nos foi informado pelo Investigador de plantão que o filho da proprietária do veículo fez contato com aquela Delegacia de Polícia Civil, narrando que sua mãe fora roubada com o carro, e que estava sendo mantida refém.

Após realizar contato com o filho da vítima foi informado a equipe que sua mãe havia sido assaltada, e levada como refém por três indivíduos armados de Cidade Gaúcha até a cidade de Umuarama, onde havia sido libertada, sendo que ele estava indo até aquela cidade buscá-la, pois sua mãe acabara de ser libertada.

Com estas informações pode-se constatar que, no momento em que os policiais abordaram o veículo na Unidade Operacional, a vítima do roubo ainda estava sob poder dos criminosos, na cidade de Umuarama, no intento de não ser dado o alerta de roubo antes de que conseguissem passar o veículo pela Ponte Ayrton Senna.

Foi determinante para a identificação do crime e prisão do condutor o Sistema SINAL da PRF, único a indicar o roubo. Esta ocorrência foi encaminhada à Policia Civil de Guaira.

SINAL – Comprovadamente, a probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato. Assim, o Sistema SINAL supre uma importante necessidade, pois disponibiliza aos policiais rodoviários federais em todo o país, imediatamente após o registro, informações de ocorrências de furto/roubo de veículos, tornando-se uma eficiente ferramenta no combate a esse tipo de crime.

Fonte: www.prf.gov.br/agencia