O agricultor Ingobert Paul, 47 anos, de Corupá, olha para o buraco aberto na BR-280, perto da casa onde mora, e se impressiona com o estrago feito pelas águas que caíram no fim de semana. Durante o sábado, ele ouviu um barulho estranho que vinha da base de sustentação da rodovia.

Ao ver que a chuva não parava de cair e o córrego que passa sob a rota que faz ligação entre Corupá e São Bento do Sul, no quilômetro 89 da pista, estava represado, decidiu retirar o carro para não ficar preso se a terra invadisse seu terreno. No domingo, a força da água venceu a barreira e levou para dentro do terreno lama e camadas de asfalto da rodovia.

O buraco que tem 20 metros de largura e cerca de 20 metros de profundidade quase destruiu a tubulação de gás natural que passa junto à rodovia. A tubulação ficou suspensa, ainda com camadas de terra e grama sobre o canal. Paul disse que em abril de 2010 ocorreu um deslizamento no mesmo local e não foi instalado um sistema para ajudar a escoar a água do córrego que passa sob a rodovia e entra no terreno dele. “Por sorte, a minha casa não foi soterrada. Ainda bem que tirei o carro antes”, contou o morador, que para chegar até o carro tem de passar num trecho por dentro do ribeirão.

Ontem, um técnico da SC Gás, que é responsável pela distribuição do gás natural no Estado, esteve vistoriando a tubulação. Segundo relatório divulgado pela estatal, a situação não apresenta riscos de rompimento do gasoduto. “A rede de gás natural, apesar de parcialmente exposta, está intacta e tem o acompanhamento da equipe técnica da SC Gás. Enquanto as obras de recuperação da rodovia estiverem em andamento, a equipe técnica da companhia permanecerá no local, monitorando a situação”, diz.

O setor de comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informou que além deste deslizamento ocorreram outras quedas de barreira até o quilômetro 117. Engenheiros estão vistoriando a região para fazer o levantamento das obras necessárias para recuperar a via. O DNIT não tem previsão de quando os trabalhos irão começar.

O trecho entre Corupá e São Bento do Sul está interditado desde o dia 10 de janeiro por causa de um deslizamento de terra no km 94. A alternativa de passagem de veículos leves é por uma rota rural feita pela comunidade de Rio Novo Alto, no interior de Corupá. Mas o trecho de 20 quilômetros está precário e exige cuidados por causa dos riscos de deslizamentos. A opção mais segura é pela BR-470, com acesso pela BR-116.