As equipes operacionais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) intensificam as operações de limpeza e restauração nas rodovias da Região Serrana. As condições climáticas estáveis permitem um melhor rendimento dos trabalhos emergenciais. Enquanto isso, engenheiros do órgão se dedicam aos estudos e projetos das obras necessárias para a recuperação dessas rodovias. Essa semana, mais trechos estão sendo liberados para a passagem de veículos.

A RJ-134, que liga Petrópolis a Teresópolis, teve o tráfego liberado no trecho São José do Vale do Rio Preto até a BR-116, na tarde de ontem. Já na altura de Poço Fundo, as equipes trabalham na reconstrução emergencial da cabeceira da ponte sobre o Rio Preto, com a previsão de término do trabalho na próxima quarta-feira, dia 26. Para isso o DER-RJ conta com 47 homens, 01 pá mecânica, 03 retro-escavadeiras, 01 caminhão transfer, 08 caminhões truck, 06 caminhões toco, 4 carretas prancha, 2 carros lubrificantes e mais 5 carros de apoio.

Paralelamente, ainda na RJ-134, o trecho que liga São José do Vale do Rio Preto, até a BR-040, há diversos trechos em meia pista devido a deslizamentos de barreiras. Equipes estão fazendo a limpeza e a sinalização. A previsão é que o tráfego seja normalizado até sexta-feira. Neste trecho o DER está atuando com: 01 escavadeira hidráulica, 2 pás mecânicas, 1 retro-escavadeiras, 05 caminhões truck, 1 patrol, 1 carreta-prancha, 3 caminhões toco, 1 melosa, 1 carro de fiscalização, 1 carro de apoio, além de 24 homens.

A RJ-130, rodovia que interliga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, está com o trânsito monitorado e liberado. O órgão conseguiu remover todas as barreiras, porém a estrada ainda apresenta três pontos em meia pista. No km 61,5, próximo a Nova Friburgo, está com um desvio sinalizado para atender o tráfego de momento. O mesmo ocorre no Km 57, 5, no Campo do Coelho, onde o DER trabalha para regularizar o trânsito.

Já em outro ponto da RJ-130, o tráfego está em meia-pista no km 39,3, altura do distrito de Vieira, que pertence a Teresópolis. Neste ponto o DER está contando com o apoio de 02 escavadeiras hidráulicas, 05 pás mecânicas, 01 trator D6, além de 18 caminhões truck.

A RJ-142, que liga Casimiro de Abreu a Muri, distrito de Nova Friburgo, passando ainda por Lumiar, está com o tráfego liberado ao longo de toda sua extensão, com dois pontos em meia-pista: no km 2 (próximo a Muri) e no km 10 (próximo a Lumiar). O órgão segue trabalhando na limpeza completa dessa via, recebendo o auxílio de: 02 escavadeiras hidráulicas, 02 pás mecânicas, 02 retro-escavadeiras, 01 caminhão pipa, 04 caminhões truck, além de 15 homens.

A RJ-150, rodovia que liga Nova Friburgo a Amparo, está com tráfego liberado até Amparo, com três pontos em meia-pista: km 0.7 e km 2 (próximos a Friburgo) e km 6,5 (mais próximo de Amparo). Já no trecho entre Amparo a São José do Ribeirão (distrito de Bom Jardim) o tráfego só está liberado para veículos leves, nessa extensão que é todo em leito natural. Nesta estrada o órgão está contando com o apoio de 03 escavadeiras hidráulicas, 02 pás mecânicas, 03 tratores D6, 03 retro-escavadeiras, 01 carreta, 11 caminhões truck, além de 20 homens.

A RJ-148, que liga Nova Friburgo a Carmo, passando por Sumidouro, está com tráfego liberado, mas com vários pontos em meia-pista no trecho entre Sumidouro e Barão de Aquinos, como: km 17, km 27, km 29,3 e km 30,5 (todos os quatros sofreram com erosão de pista) e nos km 29,8, km 30 e km 32,8 (que estão com um abatimento de pista, ou seja, uma certa depressão na estrada). Entre os km’s 29, 8 e 30 estão sinalizados e com desvio de pista.

A RJ-242, rodovia de produção agrícola está em meia-pista em diversos pontos entre a RJ-130 até Campinas, distrito de Nova Friburgo. No trecho que vai de Campinas a Águas Quentes o órgão já conseguiu remover diversas barreiras e o tráfego está liberado com pontos em meia pista. Nesta rodovia o DER está atuando com: 01 escavadeira hidráulica, 01 pá mecânica, 01 retro-escavadeira, 01 patrol, 01 caminhão truck, 03 caminhões toco, 01 carreta, além de 10 homens.

A RJ-146 está dando passagem até o município de Bom Jardim, porém o acesso ao Centro da cidade está interditado devido à queda de uma ponte administrada pela ROTA 116 (Concessionária). Contudo, o DER-RJ finalizou as obras de emergências no trecho de 100 metros da RJ-146, cuja pista de paralelepípedo, foi totalmente danificada. Essa extensão faz o acesso da RJ-146 até o entroncamento com a RJ-116.

A RJ-162, que liga Rio das Ostras a Trajano de Moraes, o tráfego segue em meia pista entre os Km 72 e km 74 , na altura da localidade de Tapera, por causa de erosões na rodovia. O órgão já está trabalhando na recuperação das erosões de menor porte e na recomposição do bueiro que rompeu. Cerca de 10 homens estão atuando em dois períodos para restabelecer o tráfego pela via o mais depressa possível. Ainda serão utilizados uma retro-escavadeira e alguns caminhões truck.

A RJ-152, que faz a ligação entre os municípios de Cantagalo e Itaocara, também está com uma equipe de 10 homens trabalhando na recomposição de um bueiro que cedeu, km 40, na altura de entre Cantagalo e Euclidelândia. Estão sendo utilizados uma retro-escavadeira e um caminhão.

A RJ-160, que liga Cordeiro ao distrito de Porto Velho do Cunha, limite com Minas Gerais, apresenta erosões nos km 5, km 10,5 e km 10,8, próximos a Cantagalo. Uma equipe está sendo enviada ao local para o levantamento das soluções.

A RJ-172, que faz a ligação entre Macuco e Manuel de Moraes, segue liberada apenas para veículos leves, com limitador de altura no local, para controlar o acesso a ponte na localidade de Manoel de Moraes. Aguardando projeto de reestruturação da ponte sobre o Rio Grande no entroncamento com a RJ-146. Neste ponto o DER está utilizando: 01 escavadeira hidráulica, 01 pá mecânica, 02 retro-escavadeiras, 01 caminhão truck, 02 caminhões tocos, 01 rolo compactador, além de 32 homens.