O sistema Auto Expresso, mais uma opção de pedágio eletrônico que estará disponível para o motorista que trafega pelas rodovias paulistas em 2012, começará a ser testado na rodovia Dom Pedro I (SP-065) a partir da próxima segunda-feira, 10 de outubro.

Os testes serão realizados na praça de pedágio do km 110 da Dom Pedro I, em Itatiba, e serão feitos exclusivamente com veículos da Concessionária Rota das Bandeiras, empresa da Odebrecht TransPort responsável pela administração do Corredor D. Pedro, e da DBTrans, que opera o sistema Auto Expresso.

A execução dos testes foi autorizada pelo governo do Estado, por meio da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), e deverá ser concluída até o final do mês. Durante o período de testes, o usuário não terá nenhuma alteração em sua rotina na passagem pela praça de pedágio.

Apoio à inovação
A praça de Itatiba receberá os testes de uma nova operadora para pagamento do pedágio pela segunda vez neste ano. No período entre junho e agosto, os testes para o pagamento do pedágio por meio do aparelho celular foram realizados, com sucesso, no mesmo local.

“Somos parceiros do governo do Estado e o desejo da Rota das Bandeiras é contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias que proporcionem a melhora do tráfego e da qualidade do serviço oferecido ao usuário. Por isso, mais uma vez estamos disponibilizando a estrutura de nossa praça para os testes”, destaca o gerente de Tecnologia da Informação da Concessionária, Alexandre Fontes.

Os testes na praça de Itatiba vão envolver a integração de softwares, compatibilidade de tags e operação do serviço em pista automática compartilhada com o sistema atual (Sem Parar).

Auto Expresso
No início de setembro, a Artesp já havia autorizado a entrada da DBTrans em São Paulo. A medida abriu o mercado de operação de pagamento de pedágio automático no Estado, que até agora era atendido por apenas uma empresa. O Auto Expresso chegará aos paulistas com uma mensalidade de R$ 6.

Além disso, trará inovação ao disponibilizar o serviço no modelo pré-pago, no qual o motorista comprará créditos para o tag e passará nas praças de pedágio pelas vias automáticas. Nessa modalidade, o usuário ficará livre da cobrança de mensalidade. A iniciativa beneficiará também os caminhoneiros, uma vez que a DBTrans vai operar o vale-pedágio no formato eletrônico, com cobrança através de tag. Hoje há apenas o formato cupom ou cartão.

A abertura do mercado paulista faz parte da política de transporte público do Governo Estadual que tem como objetivo incentivar a concorrência das empresas para facilitar a vida dos usuários de rodovias, baixar os custos de transporte e torná-lo mais eficiente.