Transitar pela BR-381 no trecho que cruza o Rio das Velhas, no km 454, altura de Sabará, Região Metropolitana de BH, vai exigir um exercício ainda mais intenso de paciência. Até outubro, data prevista para conclusão da ponte definitiva de alvenaria, as duas ligações metálicas e provisórias passarão até duas horas interditadas, todos os dias. O fechamento, que teve início ontem, terça-feira, ocorre entre as 20h e as 22h, para que a estrutura receba inspeção e manutenção, com troca de parafusos, porcas e pinos. A medida, anunciada pelo major do Exército Marcelo Bortoloti, do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá, no Sul de Minas, foi necessária para garantir a segurança na travessia, diante do grande número de veículos que passam pela estrutura: cerca de 30 mil, diariamente.

A equipe do batalhão de Itajubá, composta pelo major Bortoloti, um tenente, um sargento e quatro soldados, vistoriou a ponte para avaliar se a estrutura está comprometida. A checagem tem o objetivo de verificar o nível de trepidação, de atrito e de desgaste das peças metálicas. “Usamos um aparelho topográfico de nivelamento, chamado de estação total. Fizemos medições em nove pontos com uma mira laser, para checar a diferença entre as extremidades e a parte central da estrutura. O trabalho tem objetivo de avaliar se há deformação das peças metálicas, que estão sendo submetidas a um esforço diário intenso, com compressão para baixo”, explica Bortoloti.

Segundo o major, a variação tolerável nas medidas é de até 10,3 centímetros. O resultado da checagem dessa terça-feira só será conhecido hoje, mas, segundo o oficial, a primeira avaliação indica que as pontes estão em bom estado de conservação. “Mesmo tendo uma fadiga grande das peças, nossa experiência em construção de pontes e estradas já mostra que a travessia está sendo feita de forma segura. Para exigir algum reforço ou redução ainda maior da capacidade de peso, seria preciso que a variação estivesse em níveis muito superiores a 10,3 centímetros”, explica.

Segundo ele, a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de reduzir o peso dos veículos que trafegam pelas pontes, de 60 para 45 toneladas, foi fundamental para garantir maios vida útil para as travessias. “Não descartaríamos a possibilidade de ser preciso fazer reforços na estrutura, caso o volume fosse mantido como antes. Em julho, quando fizemos a primeira manutenção, já constatamos alguns abalos e precisamos fazer troca de parafusos e outros ajustes. O desgaste é normal, porque as peças ficam em atrito constate, mas as pontes estavam submetidas a uma carga excessivamente pesada”, diz.

Fechamento

Para os testes dessa terça-feira, o trânsito na 381 precisou ser fechado pela Polícia Rodoviária Federal por cerca de 20 minutos em cada uma das mãos de direção. A primeira avaliação com uso do aparelho topográfico foi feita com a ponte vazia e depois com caminhões de cerca de 40 toneladas, nos dois sentidos da BR. Os fechamentos, que começaram por volta de 15h50, provocaram lentidão e filas de aproximadamente quatro quilômetros em cada pista.

O primeiro veículo a ser parado pela PRF foi o do caminhoneiro Moadir Teodorico da Silva, de 34 anos. O condutor, que seguia de Uberlândia, no Triângulo, com destino a Caratinga, na Zona da Mata, foi escolhido pelo Exército para o primeiro teste. “Estou carregado com 40 mil quilos e, apesar de meu caminhão ter seis eixos, só passei porque queriam um carro com esse peso aproximado. Caso contrário, teria que voltar pelo desvio de Ouro Preto, já que não tem balança para comprovar a peso da carga e do caminhão”, afirmou o motorista, satisfeito por evitar o aumento de tempo na viagem.

Enquanto isso…

…solução deve sair em outubro

A travessia definitiva de alvenaria, que está sendo erguida ao lado das pontes provisórias sobre o Rio das Velhas, está em fase final de colocação das vigas de aço. Paralelamente, funcionários atuam em outra frente de trabalho, fazendo a colocação das vigas de concreto para formação do piso que, posteriormente, receberá asfalto. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela construção, a obra está sendo executada dentro do prazo e a previsão é de que o cronograma seja cumprido, com liberação do tráfego em outubro.