A transferência da praça do pedágio, do km 222 para o km 245, nos limites entre Palhoça e Paulo Lopes, está autorizada. Até fevereiro de 2013 a estrutura instalada há três anos no bairro Aririú da Formiga não dividirá mais a cidade ao meio.

Na cabeceira norte da ponte, sobre o rio da Madre, ficará a nova praça. Contudo, é necessário finalizar o projeto e buscar as licenças ambientais. Segundo a diretora interina da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Natália Marcassa, o processo está em andamento. A partir do dia 18 de setembro, a Autopista Litoral Sul estenderá os serviços de socorro, guincho e manutenção até o km 245, da BR-101.

Aumento de tarifa será inevitável

De acordo com a diretora na ANTT, o aumento da tarifa será inevitável. E, caso ocorresse hoje, a taxa para automóveis subiria de R$ 1,50 para R$ 1,70. A concessão permite reajuste anual de tarifa. O próximo acréscimo, previsto em 13%, será no mês de fevereiro, data prevista para a inauguração da nova praça. A Autopista tem concessão para exploração do pedágio até 2033.