Transporte de gás levado a sério evita acidentes

Postado dia 22/8/2017 | Tags:, , , , , , , | 0 comentário

No segmento de transporte de cargas e passageiros há empresas que são negligentes quanto à segurança mas também existem bons exemplos. O SOS Estradas acha importante valorizar quem faz o certo. Como é o caso da Supergasbras, uma gigante do setor com operação em todo país, com mais de 4 mil funcionários e frota de cerca 600 veículos trabalhando na distribuição de gás.  Segundo segundo o Gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da empresa, André Monteiro, há mais de três anos que não ocorre nenhum acidente.

Para evitar riscos decorrentes da fadiga dos motoristas, a empresa não permite dupla jornada e respeita rigorosamente o que determina a legislação em vigor. Antes de sair da empresa, um técnico de segurança faz uma inspeção geral no veículo, além de transmitir sempre as recomendações de segurança ao motorista.

São realizadas várias campanhas de conscientização dos condutores, inclusive com o envolvimento da família, com vídeos e outros apelos emocionais, para lembrar ao motorista que ele deve dirigir com cuidado, inclusive porque a família o espera. Naturalmente eles também fazem os cursos obrigatórios, dentre eles o MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) e de Direção Defensiva, além de serem treinados para procedimentos específicos no momento de descarregar, evitando o risco de acidente.

A experiência da Supergasbras permitiu até desenvolver dispositivos de segurança em que mesmo fora do veículo o motorista pode desligar toda parte elétrica, caso seja detectado algum vazamento de gás.  A frota de caminhões da empresa é trocada a cada quatro anos, com carroceria diferenciada, inclusive do ponto de vista ambiental, graças ao piso ecológico, utilizando resíduos de borracha.

Um dos mitos no transporte de gás é o risco de explosão dos botijões com uma simples queda ou colisão. O gerente André Monteiro explica que esses recipientes são testados de muitas maneiras e resistem até a tiro de fuzil.

A empresa também efetua monitoramento mensal dos veículos e do condutor utilizando desde o tacógrafo até outras tecnologias disponíveis.  No caso de acidente uma empresa especializada presta todo suporte, seja no atendimento da ocorrência como n análise das possíveis causas.

Esse tipo de postura e controle explica porque a Supergasbrás não tem registro de acidente nos últimos três anos , apesar do tamanho da sua frota e do número de viagens realizadas diariamente.

O único aspecto em que a empresa e suas co-irmãs do Sindigás ainda estão sem a orientação adequada é quanto a aplicação do exame toxicológico de larga janela de detecção de substâncias psicoativas, exigido desde abril do ano passado, por força da Lei Federal 13.103/2015, tanto na admissão como na demissão dos motoristas.

De qualquer forma, superada essa deficiência, a Supergasbrás terá direito a nota 10 em segurança, para o bem dos seus colaboradores, consumidores e usuários das vias urbanas e rodoviárias por onde o gás circula nos seus caminhões.

Saiba mais sobre a empresa 

A Supergasbras é uma das principais distribuidoras nacionais de Gás LP, com mais de 70 anos de atuação no Brasil. A companhia pertence ao grupo holandês SHV Energy, líder mundial na distribuição de Gás LP, com mais de 120 anos de experiência. Com 20 unidades de negócio, a Supergasbras tem como atividade o engarrafamento do Gás LP, oferecendo o serviço para as famílias e comércio brasileiros, por meio de recipientes que vão de 13 kg (botijão de cozinha) a 45 kg. A companhia também atende a clientes com necessidades maiores, seja da indústria, comércio ou agronegócio, fazendo logística a granel, com aplicações diversas desde aquecimento de água e ambientes, ao abastecimento de empilhadeiras. A Supergasbras conta com mais de 4 mil funcionários e comercializa anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de Gás LP, para atender 11 mil postos de revendas, cerca de 10 milhões de famílias brasileiras (clientes domiciliares) e mais de 40 mil clientes industriais e comerciais em todo o país.


Notícias Relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *