Passageiros que utilizam o transporte rodoviário de Marília a São Paulo criticam o “monopólio” do serviço prestado por apenas duas empresas e procuraram o jornal BOM DIA para reclamar da omissão das autoridades públicas frente ao problema. Eles denunciam que, ao contrário do que ocorreu com a transferência dos voos de Congonhas a Cumbica, nunca houve e não há mobilização para que mais empresas passem a operar o destino e a concorrência gere a redução nos valores das passagens.

É o caso da enfermeira Pamella Del Ciampo Cardoso, 21 anos. Ela deixou Marília e mudou-se para São Paulo a trabalho, mas como faz pós-graduação aqui tem que retornar a cada 15 dias. “Utilizo os serviços da Expresso de Prata e gasto mensalmente R$ 325,70. Quando tenho algum compromisso em Marília chego a gastar R$ 488,55 por mês.” Ela destaca que, apesar do conforto oferecido pela empresa, caso houvesse outra empresa que também tivesse diversidade de horários e valor mais baixo da passagem, optaria por ela. “Talvez se as autoridades públicas se empenhassem mais, o mariliense que precisa viajar para a Capital teria mais opções e retornaria à cidade com mais frequência, gastando no comércio e gerando renda.”

O agente penitenciário Cássio Bassini, 41 anos, utiliza os serviços da mesma empresa e também critica a ausência de mobilização das autoridades. “É inadmissível. Se preocupam com os voos e esquecem que quem utiliza esse meio de transporte é uma minoria. Já os usuários dos ônibus ficam à mercê desse monopólio.” Ele comenta ainda que nem a falta de duplicação da SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) pode ser utilizada como desculpa. “Agora está tudo duplicado. Não entendo por que mais empresas não se interessam pela linha, já que a média de passageiros que viajam à Capital todos os dias é grande. É só comparecer à rodoviária nos horários de partidas dos ônibus.” A empresa Expresso de Prata oferece nove horários da cidade à Capital e a Reunidas Paulista apenas um.

Bassini ressalta ainda que em Bauru, sede da Expresso de Prata, a quantidade de horários de embarques para a Capital é muito maior. “São 22 horários, e de São Paulo a Bauru 29. Já da Capital para Marília são apenas 11. Além disso, passagens para Curitiba (PR) e Itumbiara (GO) são mais baratas.”

Segundo o assessor de marketing da empresa, Marcos Testa, o número de horários é maior na cidade vizinha em função da demanda de passageiros.

Em Marília, o valor da passagem da Expresso de Prata é R$ 80,60 e da Reunidas Paulista, R$ 78,32.

O BOM DIA entrou em contato com a Reunidas informando o questionamento de usuários que atestam que se a empresa oferecesse mais horários optariam por ela em função do valor mais baixo. Funcionário da empresa disse que não há previsão de que isso ocorra. Em Bauru, a empresa mantém quatro horários.

Movimento na rodoviária é 122% maior que no aeroporto
As empresas que exploram a linha Marília-São Paulo não informaram quantos passageiros são embarcados e desembarcados por dia e nem a média mensal. Estimativa do BOM DIA, levando-se em consideração que metade das poltronas sejam ocupadas nos nove horários disponibilizados pela empresa Expresso de Prata, mostra que por mês embarques e desembarques podem chegar a 10.800.

Número estimado é 122% maior que o registrado pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) no Aeroporto Estadual de Marília em agosto. Segundo o órgão, embarques e desembarques nesse período chegaram a 4.847. Mesmo assim, autoridades públicas continuam a questionar apenas a transferência dos voos de Congonhas para Guarulhos. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura para saber se administração já se mobilizou ou pretende se mobilizar para que mais empresas operem na rota, entretanto não obteve retorno.

Pesquisa do BOM DIA nos sites das operadoras mostrou que 654 pessoas embarcaram para a Capital na sexta-feira. Movimento intenso é em função do feriado de Nossa Senhora Aparecida, lembrado no dia 12. Estimativa tem como base número de poltronas disponíveis nos horários informados pelas empresas Expresso de Prata e Reunidas Paulista. Ontem, até as 13h20, dos nove horários oferecidos pela primeira empresa, 345 lugares já haviam sido ocupados. Na outra, das 37 poltronas disponíveis no veículo, nove já estavam ocupadas.

Curiosamente, em Araçatuba, sede da empresa Reunidas Paulista, a Expresso de Prata também opera somente um horário da cidade a São Paulo, entretanto o valor praticado é maior.

Viagem de carro é mais barata e confortável
Simulação feita pelo BOM DIA mostra o que o analista de sistemas Roberto Borgues Júnior já sabia. Viajar para São Paulo de carro, além de garantir mais comodidade, sai mais barato que de ônibus. “Moro em São Paulo, mas minha família é de Marília e sempre venho para cá. Dividir o valor da viagem com outras pessoas é mais viável.” Para aqueles que têm veículos movidos a álcool, segundo simulação, o preço da viagem de 442 km sai por R$ 118,89 , sendo R$ 74,69 de combustível e R$ 44,20 de pedágios. Menos que metade da passagem de ônibus se dividido por quatro pessoas. Já aqueles que possuem carros à gasolina, o valor é mais caro. Gasto com combustível chega em média a R$ 171 mais os pedágios. Dividido em quatro pessoas, valor sai em média R$ 53, também mais barato que o ônibus.
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