Um novo modelo de cobrança eletrônica de pedágio por trecho percorrido começará a ser testado no início de 2012 pelo governo de São Paulo na Rodovia SP-75, que liga Sorocaba a Campinas. Chamado de ponto a ponto, o sistema vai possibilitar redução significativa na tarifa paga pelo usuário da via, que terá valor proporcional ao percurso feito pelo veículo.

A fase experimental do projeto foi anunciada no dia 4 de novembro de 2011 pelo governador Geraldo Alckmin, no programa de rádio Conversa com o Governador. Ela será a primeira experiência desse tipo no Brasil e deve durar 12 meses.

No trecho entre Indaiatuba e Campinas, o novo sistema vai possibilitar redução de quase 60% na tarifa cheia, que passará de R$ 10,10 para R$ 4. Os valores do pedágio em toda a estrada devem variar de R$ 0,90 a R$ 4, segundo cálculos do secretário estadual de Logística e Transportes Saulo de Castro Abreu.

O projeto-piloto será implantado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e estará limitado aos veículos licenciados até 2010 nos municípios de Indaiatuba, Cabreúva, Campinas, Itu, Porto Feliz, Salto e Sorocaba. A agência reguladora prevê a instalação gratuita de um milhão de “tags” (um pequeno chip) nos veículos para o registro da quilometragem e a cobrança do valor devido.

A leitura individual do caminho percorrido será feita por nove conjuntos de pórticos com antenas instaladas ao longo da rodovia nos dois sentidos.

Para aderir ao sistema, cada morador terá de apresentar comprovante de residência. Pode optar também por fornecer número da conta bancária para debitar a recarga com um número mínimo de créditos. No caso de automóveis, esse valor mínimo será de R$ 20, enquanto caminhões e ônibus pagarão R$ 40. A recarga poderá ser feita também pessoalmente ou pela internet, e terá custo de R$ 1 além dos créditos adquiridos.


AVALIAÇÃO

A Artesp ficará responsável pelo acompanhamento do sistema, e fará uma avaliação detalhada no sexto mês de implantação, além de pesquisa para medir a aceitação dos usuários.

A assessoria da agência informou que o novo modelo não afetará a receita da concessionária Rodovias das Colinas, que explora o trecho. Qualquer desequilíbrio será recomposto pelo estado, responsável pela concessão.

O órgão regulador prevê a instalação, nos próximos meses, de um sistema semelhante ao da SP-75 na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre Itatiba e Jundiaí, operado pela concessionária Rota das Bandeiras. E informa que a extensão do ponto a ponto a toda a malha concedida do estado será definida somente após a aprovação do projeto piloto.