Em março, a CCR ViaOeste – adquirida pelo Grupo CCR em 2005 – completou 14 anos de prestação de serviços aos usuários do Sistema Castello-Raposo. Nesse período o número de mortes caiu 50% ao longo dos anos.

Hoje a concessionária recebe um tráfego mensal de aproximadamente 200 mil veículos na região mais próxima de São Paulo e aproximadamente 50 mil veículos, nos segmentos mais próximos de Sorocaba.

Queda no número de vítimas fatais

No início da concessão, em 1999, foram registrados 101 acidentes fatais. Diante das ações executadas pela concessionária ao longo dos 14 anos de concessão esse número foi reduzido pela metade, gerando um volume de 52 vitimas fatais em 2011. Um ponto importante é que o volume de tráfego desde o início da concessão dobrou, caracterizando um aumento de motoristas em exposição na rodovia, o que possibilita aferir resultados ainda mais significativos.

Investimentos

Os principais investimentos realizados ao longo dos 14 anos contribuem significativamente para melhoria da qualidade de vida daqueles que dependem do dia-a-dia da rodovia. Seja por meio da fluidez do tráfego, seja pelo aumento da segurança percebido pela redução de vítimas nos acidentes de trânsito em geral.

Dentre os investimentos, destacam-se:
Projeto Cebolão – mais faixas de rolamento na chegada às Marginais do Tietê e Pinheiros, nova ponte na chegada a São Paulo, novo trevo no km 32, região de Itapevi, Jandira e Aldeia da Serra e redução nas tarifas de pedágio nos km 18, 20 e 33. Marginais da Rodovia Castello Branco – construção de 20 km de rodovias em quatro faixas, com pavimento em concreto, que reduziu aproximadamente 85% do tempo gasto no trânsito entre a região de Alphaville e São Paulo. Castello Branco SP 280 – envolvendo sinalizações, recapeamentos, prevenção contra animais nas pistas, colocação de painéis de mensagens e a implantação da 4ª faixa em trechos da região de Barueri. Raposo Tavares SP 270 – já foram duplicados e integralmente entregues ao tráfego 24 km na região de Sorocaba e Araçoiaba da Serra e 12 km entre Cotia e Vargem Grande Paulista. Além da implantação de vias marginais na região de Sorocaba, pavimentação dos acostamentos e a construção de terceiras faixas nos trechos não duplicados da rodovia.
Rodovia Senador José Ermírio de Moraes SP 075 – obras de recuperações, melhorias, sinalizações e implantação de balança. Rodovia Dr. Celso Charuri SP 091 – totalmente implantada pela ViaOeste, esta rodovia foi entregue à população em junho de 2003 e interliga duas grandes rodovias da região, a SP-075 (Senador Jose Ermírio de Moraes) e a SP-270 (Raposo Tavares). Contornos de São Roque e Brigadeiro Tobias (Raposo Tavares) – totalmente implantados, os contornos retiram o tráfego pesado de caminhões de dentro destes dois importantes distritos da região Oeste de São Paulo, garantindo mais fluidez e segurança aos usuários, além de levar qualidade de vida para estas comunidades. Segurança – construção de novas passarelas de pedestres, escadas, passeio e rampas para melhorar a segurança e acessibilidade dos pedestres.

A Concessionária realiza diversas campanhas educativas, incluindo: Pedala Certo (voltado para o ciclista), Travessia Segura, Uso correto do cinto de segurança, Uso correto do acostamento, Neblina, Queimada, Sobre Duas Rodas (campanha destinada aos motociclistas), Acorda Caminhoneiro e Mantenha-se a direita (ações dedicas ao caminhoneiro) e Zero Álcool. Ao longo do ano, a concessionária aborda aproximadamente 1 milhão de usuários por meio do desenvolvimento de campanhas.

Tecnologia

No campo da tecnologia, a rodovia é monitorada 24 horas por meio de 75 câmeras, 21 painéis de mensagens, 296 telefones de emergência, 41 analisadores de tráfego que possibilita o acesso as informações de volume veicular e velocidade praticada pelos motoristas em tempo real e os recursos dispostos na rodovia (15 guinchos leves, 3 pesados, 7 viaturas de de resgate, 2 moto resgates, 1 caminhão de combate a incêndio e 1 de apreensão de animais).