A Autopista Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381 entre São Paulo e Belo Horizonte, comunica que o viaduto do km 77,5 da pista Norte (sentido Belo Horizonte) da rodovia, que tinha sido avariado por um deslocamento de encosta em fevereiro deste ano, será reaberto ao tráfego.

A Concessionária realizou as obras para estabilizar a estrutura, com a implantação de uma nova fundação do apoio do viaduto, colocando-o na posição original para a liberação da pista. Obras complementares para a finalização do conjunto continuarão a ser realizadas. A pista Norte, na região de Mairiporã, será liberada para o tráfego a partir das 9h desta terça-feira (7 de dezembro).

Com a reabertura da pista Norte na altura do km 77,5, serão retirados os tachões que dividem a pista Sul em dois sentidos, entre os quilômetros 76 e 79, para que a sinalização horizontal e a conservação do pavimento sejam refeitas, o que deve acontecer durante os próximos dias. Enquanto durar esta intervenção*, o tráfego na pista sentido São Paulo permanecerá em duas faixas.
* A programação está sujeita a alterações de acordo com as condições climáticas.

Histórico
A Concessionária interditou a pista sentido Belo Horizonte no final de fevereiro, porque o deslocamento da encosta na pista Sul (sentido São Paulo) afetou gravemente as estruturas do viaduto do km 77,5 da pista Norte. Desde então, a Autopista Fernão Dias realizou estudos complexos de engenharia – devido à gravidade dos danos ocasionados pelo deslizamento de terra à estrutura do viaduto – e trabalhou continuamente para conter a movimentação do terreno, estabilizar a encosta e aliviar a carga nos pilares do viaduto. Após isso, deu-se início às obras da nova fundação.

Entre as ações empreendidas, foi executada a remoção de parte da pista Sul – uma faixa da pista sentido São Paulo foi demolida (e reconstruída em seguida), para que a encosta pudesse ser estabilizada. Com a conclusão dessa intervenção, foi possível restabelecer o tráfego no sentido Belo Horizonte da rodovia, o que aconteceu em 1º de junho de 2010, com a implantação da mão dupla no trecho do km 76 ao km 79, da pista sentido São Paulo. No local, os usuários puderam seguir em duas faixas tanto no sentido Sul quanto no sentido Norte, até agora.