Vítimas de trânsito com sequelas agora tem como recomeçar a vida

Postado dia 22/8/2018 | Tags:, , , , , , , , , , , | 0 comentário

Dados de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT revelam que, todos os anos, milhares de pessoas ficam inválidas em consequência de acidentes de trânsito no Brasil. Em 2017, foram pagas mais de 280 mil indenizações para pessoas que passaram a conviver com algum tipo de sequela permanente. Nos últimos 10 anos, esse número chega a 3,1 milhões. Com objetivo de dar apoio na ressocialização, qualificação e recolocação dos beneficiários do Seguro DPVAT ao mercado de trabalho, a Seguradora Líder, administradora do consórcio das seguradoras que operam o seguro, idealizou o Programa Recomeço.

A iniciativa conta com uma Plataforma Digital, disponível em www.seguradoralider.com.br/recomeco, que permite a oferta de vagas pelas empresas parceiras e o cadastramento dos beneficiários do Seguro DPVAT interessados em uma oportunidade. O Portal reúne, ainda, histórias de superação e notícias semanais sobre inclusão no mercado de trabalho brasileiro.

“A Seguradora Líder acredita que o seu papel no amparo às vítimas de acidentes de trânsito não deve estar restrito ao pagamento das indenizações. A crença em fazer mais e reforçar o caráter social do seguro foi o que levou à criação do Programa Recomeço, uma iniciativa que busca proporcionar novas oportunidades à base de beneficiários do Seguro DPVAT por meio da reinserção no mercado de trabalho”, afirma Ismar Tôrres, presidente da Seguradora Líder.

Para ampliar as oportunidades, o Programa Recomeço também oferecerá aos participantes, aulas gratuitas de qualificação e capacitação profissional. A turma-piloto, no Rio de Janeiro, tem a parceria da Escola Nacional de Seguro (ENS). A ideia é expandir para outros estados, a começar por São Paulo, ainda em 2018. “Temos convicção de que, com a nossa expertise na formação e qualificação em seguros, daremos uma valorosa contribuição para o sucesso da turma-piloto e, consequentemente, para a reinserção desses primeiros alunos no mercado de trabalho”, completa Maria Helena Monteiro, diretora de Ensino Técnico da ENS.

Para fazer parte do banco de dados do Programa Recomeço e acompanhar a abertura das vagas de emprego é preciso realizar o cadastramento do currículo no Portal de Oportunidades. Vale lembrar que apenas beneficiários do Seguro DPVAT terão acesso às vagas. A plataforma também já está disponível para oferta de vagas de qualquer empresa que queira participar do projeto. Basta fazer o cadastro pelo e-mail recomeco@seguradoralider.com.br.

Além de contribuir para a recolocação dos beneficiários do Seguro DPVAT no mercado de trabalho, a Seguradora Líder quer ser uma facilitadora para o cumprimento da Lei de Cotas para pessoas com deficiência. A Lei Federal nº 8.213/91 obriga empresas com mais de 100 funcionários a reservarem de 2% a 5% das vagas de seu quadro de efetivos para essas pessoas. Dados do IBGE de 2017 mostram que 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência – cerca de 23% da população brasileira. No entanto, apenas 403 mil deficientes estão no mercado de trabalho (menos de 1% das pessoas com deficiência).

Sobre a Seguradora Líder e o Seguro DPVAT:
O Seguro DPVAT foi aperfeiçoado muitas vezes desde a sua criação, em 1974. Uma dessas mudanças aconteceu em 2007. Para dar unidade à gestão do Seguro e agilidade no atendimento aos beneficiários, foi criado o formato de Consórcio, com uma seguradora centralizando as operações administrativas e judiciais do Seguro DPVAT. Assim nasceu a Seguradora Líder, que entrou em operação em 2008. Atualmente, 76 seguradoras fazem parte do consórcio que opera o DPVAT, ficando a cargo da Seguradora Líder cuidar dos processos cuja execução centralizada traz eficiência operacional e economia de escala.

O Seguro DPVAT representa uma proteção importante aos mais de 207 milhões de brasileiros em caso de acidentes de trânsito em todo o território nacional, seja ele motorista, passageiro ou pedestre, sem necessidade de apuração de responsabilidade sobre o acidente. O Seguro DPVAT é um seguro de caráter social, pago por todos os proprietários de veículos automotores uma única vez ao ano, e prevê indenizações nas coberturas de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e suplementares. Todas as informações sobre o Seguro DPVAT estão disponíveis no www.seguradoralider.com.br.

Sobre a Escola Nacional de Seguros:
Fundada em 1971 pelos principais atores do setor de seguros brasileiro, a Escola Nacional de Seguros tem a missão de desenvolver o mercado de seguros por meio da geração e difusão de conhecimento e da capacitação de profissionais. Com sede no Rio de Janeiro (RJ), a Instituição conta com outras nove unidades localizadas em cidades estratégicas.

A Escola atende às necessidades dos profissionais brasileiros pelo modelo de educação continuada, ministrando programas educacionais presenciais e a distância, em todos os níveis: desde cursos iniciais sobre seguros até treinamentos no exterior, passando pela formação de corretores de seguros, graduações, MBAs, cursos de extensão, entre outros.

A Entidade também atua intensamente na área de Pesquisa, por meio do seu Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), que desenvolve estudos relacionados a seguros e temas afins. A realização de palestras gratuitas e de seminários, a publicação de literatura especializada e o investimento em programas de responsabilidade social também estão no escopo de atuação da Instituição.


Notícias Relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *