Um em cada cinco adolescentes brasileiros entre 16 e 17 anos está dirigindo mesmo sem idade para ter carteira. Essa é uma das revelações de uma pesquisa inédita, feita com mil jovens, que tenta descobrir por que eles correm tanto no trânsito. O resultado desse estudo será apresentado em Genebra (na Suíça), na Semana Mundial de Segurança no Trânsito, promovida pela ONU e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a OMS, todo ano 400 mil jovens morrem em todo o planeta vítimas de acidentes de trânsito. No Brasil, dos 26.409 mortos no trânsito em 2005, 27% tinham entre 18 e 29 anos. “Hoje, o trânsito mata mais do que as guerras quando se fala de jovens”, afirma a coordenadora da pesquisa brasileira, Nereide Tolentino.

Durante a pesquisa, foi feita uma constatação preocupante: 20% dos entrevistados admitiram dirigir carro ou moto sem habilitação. “Eu conheço uma pessoa que pega carro escondido do pai, tira racha, corre”, diz Danilo Navarro, de 19 anos.

Para Nereide, os pais têm uma parcela de culpa nesses casos. “Estou absolutamente convicta da co-responsabilidade dos pais pelos menores estarem dirigindo sem carteira de habilitação”, afirma a pesquisadora.


Bebida e adrenalina
E para quê tanta pressa? A maioria admitiu que o jovem corre mais, sim, e que a bebida e a adrenalina são os principais motivos. “O cara está no farol, pára outro carro mais potente e mexe com ele. O cara quer mostrar que é macho e aceita correr pela adrenalina e para provar que seu carro é mais rápido que o dele”, comenta Ronaldo Nascimento, de 22 anos.

Quando o assunto é punição, uma surpresa: os jovens acham que a multa não resolve. Isso porque não é ele quem paga, são os pais. “Recebi uma sugestão muito interessante: quem cometeu infração pode passar um tempo fazendo travessia de pedestres, pintando faixa no chão, ajudando a regular o semáforo”, diz Nereide Tolentino.