As obras de construção da nova trincheira na BR 277 vão mudar de lado a partir da próxima semana. Por isso, o acesso à rodovia no sentido Curitiba/Litoral pela rua Cel. Francisco H. dos Santos, no Jardim das Américas, será bloqueado temporariamente a partir deste sábado (21).

Para os motoristas, o acesso à BR nesta região, no sentido Curitiba/Litoral, poderá ser feito pela rua Ana Berta Roskamp, a menos de 600 metros. Para os pedestres não há mudanças: a travessia da BR deve obrigatoriamente ser feita pela passarela. Informações sobre as condições das estradas podem ser obtidas pelo telefone 0800 410 277.

O bloqueio do acesso, perto do Centro Politécnico, é necessário para garantir a segurança do trânsito e dos trabalhadores da obra. Iniciada em junho, a construção da nova trincheira ligando a rua Rodolfo Senf, no Jardim das Américas, à Reinaldo Isberner, no Cajuru, termina em setembro

Nesta primeira etapa das obras, que representa 30% do cronograma, foram feitas as fundações e a estrutura de um lado da trincheira, na pista Curitiba/Litoral. Agora, o mesmo procedimento será feito do outro lado, na pista no sentido Litoral/Curitiba.

A obra faz parte da implantação do binário Capão da Imbua/Hauer, um investimento de R$ 9,7 milhões, feito pela Prefeitura de Curitiba com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com 85% das obras concluídas, e aberto ao tráfego em quase toda sua extensão, o binário terá 8,6 quilômetros e vai permitir o deslocamento, quase em linha reta, entre os terminais dos bairros Hauer e Capão da Imbuia.

Com a obra, a trincheira já existente na rua Marcos Smanhotto, paralela a Rodolfo Senf e Reinaldo Isberner, e que hoje é mão dupla, passará a ter mão única do Cajuru para o Jardim das Américas. A nova trincheira terá mão única no sentido inverso, do Jardim das Américas para o Cajuru.

O funcionamento de duas trincheiras em mão única vai garantir maior fluidez ao tráfego na região. Ao longo do trajeto do binário Capão da Imbuia/Hauer, formado por 11 ruas, passam 30 linhas de ônibus, incluindo a linha Inter 2, a mais carregada da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba.

Binário – O traçado do binário é paralelo à antiga BR 116 – onde a Prefeitura está construindo a avenida Linha Verde. Saindo do Hauer, ele começa na rua Julio César Ribeiro de Souza, esquina com Anne Frank, segue pela José Rietmeyer e continua na Cel Francisco H. dos Santos, onde a Prefeitura construiu um canteiro central e mais uma pista com duas faixas de tráfego.

A partir da Cel Francisco H dos Santos, o binário continua pelas ruas Frei Rogério, Rodolfo Senff, Reinaldo Issberner – onde está sendo construída a nova trincheira – Miguel Calluf e Professor Nivaldo Braga, com acesso ao Terminal Capão da Imbuia.

A volta será feita a partir da Nivaldo Braga pelas ruas Miguel Calluf, Sesinando Chaves, São Vicente Palotti, Marcos Smanhoto e, de novo, Cel Francisco H. dos Santos, José Rietmeyer e Julio César Ribeiro de Souza, até a avenida Marechal Floriano, no Hauer.

As ruas que fazem parte do binário foram totalmente revitalizadas, com nova pavimentação, pistas mais largas, calçadas novas, meio-fio, iluminação, rampas que facilitam o acesso a pessoas com deficiência e paisagismo com plantio de mais de 500 árvores.