Vinte e três pessoas saíram feridas do acidente ocorrido no começo da tarde desta segunda-feira (12), quando um ônibus de turismo da Viação Paraíba caiu na Lagoa do Parque Solon de Lucena, Centro de João Pessoa, depois de bater em uma árvore e em seguida em outro ônibus, da empresa Reunidas. O corpo de Bombeiros estima que cerca de 80 pessoas estavam nos dois ônibus (35 na Viação Paraíba e cerca de 50 na Reunidas).
O Samu e 30 homens do Corpo de Bombeiros socorreram os feridos. Oito foram levados para o Hospital de Trauma da Capital, na BR 230, enquanto 15 foram socorridos para o Hospital Santa Isabel, no Centro de JP.
O acidente aconteceu quando o ônibus da Viação Paraíba, de propriedade do deputado Nivaldo Manoel (PPS), que descia desgovernado a avenida Getúlio Vargas, chocou-se com uma árvore do Parque Solon de Lucena e em seguida com a lateral traseira do ônibus da Reunidas que faz a linha 107 – José Américo.
Testemunhas disseram que o motorista do ônibus da linha 107 ainda tentou evitar a colisão acelerando o veículo, mas não conseguiu.
Por causa do acidente um grande congestionamento tumultuou a área, na subida da Getúlio Vargas, até a Igreja Batista. O trânsito só foi liberado por volta das 15h20.
Com o impacto, o ônibus da Viação Paraíba caiu dentro da Lagoa ficando com a parte traseira do veículo para fora. A equipe do Corpo de Bombeiros evacuou a área para inciar o procedimento de retirada do coletivo.
Testemunhas disseram ainda que o ônibus da Viação Paraíba que transportava funcionários da empresa São Braz estaria sem freios; e outras dizem que o carro vazava muito óleo.
A Assessoria de Imprensa do deputado Nivaldo não confirmou as informações mas também não desmentiu.
Dois homens do Corpo de Bombeiros fizeram buscas na lagoa a procura de possíveis vítimas, mas ninguém foi encontrado.
O ônibus da Reunidas vinha no sentido Mercado Central em direção a Lagoa. O ônibus da Viação Paraíba que causou o acidente tem placas MMC 0201.
O motorista causador da colisão, José Marcos Gerônimo da Silva (idade não revelada) recebeu os primeiros socorros ainda no local do acidente e foi atendido no Hospital Santa Isabel. O motorista da Reunidas, Inácio Araújo (idade também não divulgada), sofreu apenas um corte no rosto e não foi levado a nenhum hospital.
Os feridos foram atendidos por quatro viaturas do Samu e outras três do Corpo de Bombeiros.
Perícia – De acordo com Walter Veríssimo, cabo PM da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), a perícia foi feita nos veículos para comprovar a causa do acidente, e o laudo deverá sair antes de 15 dias. Ele explica que caso seja verificado que a falta de manutenção no ônibus provocou o acidente, a Viação Paraíba poderá ser multada e responder a processo administrativo.
No Trauma – Oito pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Emergência e Trauma. De acordo com a Assessoria de Imprensa do hospital todas tiveram apenas escoriações leves.
Os feridos que estavam no ônibus da Reunidas:
– Joana Batista Silva Ferreira, 50 anos
– Sergiana Gomes dos Santos, 33 anos
– Sebastião Laurindo Alves, 60 anos
– Paulo Sérgio Lins Costa, 38 anos
– Lucineide Veloso, 29 anos
– Fábio Dantas da Silva, 23 anos
Os feridos estavam no ônibus da Paraíba Turismo:
– Adriano Pedro Félix, 24 anos
– Maria Lúcia Ramalho da Silva, 41 anos
No Hospital Santa Isabel – 15 pessoas foram levadas para o Santa Isabel. Destas, 10 foram encaminhadas para o setor de Clínica Cirúrgica e uma, Angêlica Pereira dos Santos, 16 anos, residente do bairro Funcionários I, de João Pessoa, passou por cirúrgia.
As outras cinco vítimas foram socorridas no setor de clínica ortopédica. Todas estavam no ônibus da Paraíba Turismo e trabalham na empresa São Braz.
A relação das pessoas encaminhadas à Clínica Cirúrgica:
– Maria dos Navegates Freire de Sousa, 51 anos, Geisel, em JP
– Angêlica Pereira dos Santos, 16 anos, Funcionários I *bloco cirúrgico
– Edileusa Cavalcanti de Sousa, 34 anos, Geisel, em JP
– José Marcos Gerônimo da Silva, 43 anos, Cruz das Armas, em JP
– Geraldo Bezerra da Silva, 59 anos, Geisel, em JP
– Rafael Anderson Ferreira da Silva, 21 anos, Cruz das Armas, em JP
– Cláudia Félix Alves, 35 anos, Cruz das Armas, em JP
– José Merickson Alves de Santana, 32 anos , Cruz das Armas, em JP
– Gabriela Veloso Antunes, 9 anos – Geisel, em JP
– Leandro Macedo de Oliveira, 14 anos, José Américo, em JP
A relação das pessoas encaminhadas à Clínica Ortopédica:
– Wellington dos Santos Silva, 21 anos, Centro, em Bayeux
– José Pereira de Lima, 28 anos, Centro, em Bayeux
– Rafael Anderson Ferreira da Silva, 21 anos, Cruz das Armas, em JP
– Jorge de Araújo Silva, 24 anos, Cruz das Armas, em JP
– Alisson Menezes da Costa, 21 anos, Centro, em Bayeux.