Um ônibus com estudantes e um caminhão de carga se chocaram na noite de domingo, na Argentina, causando pelo menos 12 mortes e deixando dezenas de feridos, que foram atendidos em hospitais próximos do local.

A batida aconteceu na província de Santa Fé, cerca de 700 quilômetros ao norte de Buenos Aires, envolvendo um caminhão de carga e um ônibus que regressava à capital do país depois de os estudantes realizarem atividades voluntárias em uma escola carente na província setentrional do Chaco.

“Fui ao chão (do ônibus) e comecei a ajudar uma amiga, as garotas e os que estavam lá, como pude. Depois, nos abaixamos e levaram os mais graves para ambulâncias”, disse uma das sobreviventes a um canal de televisão. Ela relatou que dormia na hora do acidente.

Imagens de televisão mostravam o ônibus de piso duplo com um lado totalmente destruído, mochilas e malas espalhados pela estrada e a cabine do caminhão de carga também destroçada pelo impacto. “Os feridos foram levados para hospitais e centros assistenciais de localidades próximas a Margarita (Santa Fé), lugar do acidente”, disseram as autoridades da escola Ecos, em sua página na Internet.

O colégio acrescentou que se tratava de uma viagem que se realiza anualmente com estudantes de terceiro, quarto e quinto anos secundários, em um programa de ajuda à escola rural “El Paraisal”, na localidade de Quitilipi, no Chaco, para onde roupa e material escolar são doados.

Os dois ocupantes do caminhão de carga que, segundo testemunhos divulgados na manhã de segunda-feira pelas rádios, transitava em ziguezague pouco antes da colisão, estão entre os mortos.

Os motoristas do ônibus da empresa Godoy, que circulava perfeitamente habilitado segundo disse o gerente comercial da companhia para um canal de televisão, sobreviveram ao acidente.