ANNECY, França (AFP) — Seis crianças morreram e 18 pessoas ficaram feridas, quatro delas gravemente, na colisão entre um ônibus escolar e um trem na cidade de Mesinges, nos Alpes franceses, informou o governo local.

O acidente aconteceu pouco antes das 14H00 locais quando um trem regional que fazia o trajeto entre Evian-les-Bains e Genebra atingiu um ônibus com 50 estudantes.

Segundo a prefeitura, os estudantes com idades entre 12 e 13 anos seguiam para a cidade medieval de Yvoire, perto da fronteira com a Suíça, para uma aula de História e Geografia.

“Seis crianças faleceram, há quatro pessoas gravemente feridas e 14 levemente feridas”, afirmou à AFP um funcionário da prefeitura.

Trinta e quatro pessoas escaparam ilesas.

O plano de coordenação das autoridades e dos serviços públicos em caso de grandes catástrofes foi ativado e uma célula de crise para prestar atendimento psicológico aos familiares das vítimas foi organizado na prefeitura de Annecy.

De acordo com a Companhia Nacional de Ferrovias (SNCF), a passagem de nível onde aconteceu o acidente funcionava normalmente e as causas da tragédia são desconhecidas.

Este é o acidente mais grave com um ônibus escolar na França desde julho de 1982, quando após vários choques com outros automóveis um ônibus pegou fogo e matou 53 pessoas, sendo 46 crianças, perto de Beaune, centro da França.

O presidente francês Nicolas Sarkozy demonstrou sua tristeza com a tragédia.

“Cada um de nós pensa nas crianças, nos adultos, nas vítimas independentemente de quem sejam. E quando a comunidade escolar e universitária está reunida, infelizmente não se pode fazer nada a não ser esperar que exista o menor número de vítimas”, disse Sarkozy.