O Sindicato Nacional dos Servidores de Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) informou nesta que haverá uma paralisação das atividades da categoria nesta quinta-feira. Os servidores da área pleiteiam a criação de uma carreira e a concessão, por parte do governo federal, de reajustes salariais, já que os vencimentos estariam sem correção desde 2003.

A manifestação será organizada pelo Sinagências em conjunto com entidades representativas de cada uma das nove agências reguladoras federais.

Vão participar da mobilização os servidores da Agência Nacional das Águas (ANA), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a assessoria de imprensa do sindicato, ainda não foi definido quais dessas agências vão paralisar suas atividades o dia inteiro e quais vão fazer uma paralisação apenas parcial.

Na criação da carreira, os servidores reivindicam ainda o estabelecimento de remunerações em patamares já concedidos pelo governo às demais carreiras que exercem gestão e fiscalização no Poder Executivo federal.