Os maquinários e a equipe de serviço da Agência Estadual de Gestão e Empreendimento (Agesul), através da unidade Dourados, se deslocaram ontem para recuperar pontos críticos das rodovias estaduais MS-274 – Porto Vilma sentido MS-145 (entrocamento) e a MS-469, Porto Vilma/Ipezal, um total de 32 quilômetros (16 cada) no município de
Deodápolis. A parceria foi firmada em Campo Grande entre o prefeito Manoel José Martins e o secretário de Estado de Obras Públicas, Edson Giroto.
Manezinho recebeu o responsável pela unidade da Agesul de Dourados, engenheiro Adilson Mário Roman, para acertar os detalhes da parceria. Adilson adiantou que a Agesul deve disponibilizar caminhões basculantes, pá-carregadeira, motoniveladora e a equipe de serviço, que tem previsão de ficar pronto dentro de 28 a 30 dias. O
município, por sua vez, fica responsável pelo combustível, alimentação da equipe de serviço e reparos no maquinário.
O prefeito disse ser uma despesa a mais para o município. “No entanto não podemos conviver com a precariedade de nossas estradas, impossibilitando o escoamento da produção e, até mesmo, o transporte escolar”, comenta.
No geral, acredita Manezinho, devem ser recuperados, aproximadamente 800 quilômetros de estradas no município.
“Além das vicinais do município, também vamos trabalhar nas estradas de domínio do Estado”, ressalta. O serviço prevê patrolamento, abertura de drenagem lateral, levantamento do leito e cascalhamento nos trechos críticos.
O prefeito adianta, também, que a MS-376, que corta a sede do município, com destino ao Vale do Ivinhema, receberá reparos na ponte sobre o córrego das Lavadeiras, acesso ao centro urbano de Deodápolis. “A cabeceira desta ponte está comprometida pela erosão no local, o que deve ser recuperado com a ação da equipe da Agesul”, afirma ele.
O engenheiro Adilson Mário confirmou que a unidade de Dourados firma a quinta parceria com municípios da região, desde que o secretário Giroto buscou apoio dos prefeitos. A primeira foi com o prefeito Oscar Luiz Brandão (PFL), de Laguna Caarapã, para a recuperação da rodovia MS-379, que liga o município a Dourados. O trecho ainda sem
pavimentação asfáltica, recebeu reparos e cascalhamento na maioria do trajeto, resolvendo um grande problema de tráfego na região. Esta parceria teve a intervenção do vice-governador Murilo Zauith (PFL). Ele cita os convênios firmados com os municípios de Caarapó, Juti e Maracaju.