O episódio ocorreu no posto Guaratuba, da Polícia Rodoviária Estadual. O rapaz visivelmente embriagado foi parado em uma fiscalização e, ao ser solicitado o teste do bafômetro, pediu para ir ao banheiro, como conta do tenente Ivan Fonseca.
Segundo o tenente Ivan, nenhuma dessas tentativas adianta. Nem halls, chocolate, ficar durante alguns minutos com o gelo na boca. Detergente muito menos.
Outra ação da Polícia Rodoviária Estadual é a Operação Radar. De todas as autuações desde o início da Operação Verão, 56% foram por excesso de velocidade. 2.736 pessoas já foram multadas por dirigirem acima do limite de velocidade permitido. O tenente Ivan explica que a Operação Radar tem o objetivo de conscientizar o motorista, evitando assim mais acidentes.
E a conseqüência da fiscalização é a redução dos acidentes de trânsito. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número de batidas que deixaram pessoas feridas diminuiu 45% e caiu 50% o número de atropelamentos.
E uma boa notícia: nem no ano passado, nem neste ano, até agora, foi registrado acidente com morte nas estradas do litoral do Estado.