O projeto da Via Rápida, que consiste na construção de uma nova rodovia de acesso entre Criciúma e a BR-101, será assunto de audiência pública a ser realizada na noite de hoje, no bairro 2ª Linha, em Içara. Proposta pelo deputado estadual Décio Góes (PT), a reunião terá como objetivo esclarecer uma série de dúvidas existentes a respeito da obra e contará com a presença de lideranças políticas, empresariais e demais interessados.
Desde o pomposo lançamento do projeto inicial, em junho do ano passado pelo então go- vernador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), uma série de polêmicas e entraves burocráticos tem feito parte das discussões sobre a rodovia. A primeira questão levantada foi com relação à desapropriação de terras por onde passará a via. Agricultores reclamam que a área lateral prevista para ser utilizada pela obra é muito grande.
Dúvidas e contestações
Posteriormente, a forma de como seria executada a obra, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), foi contestada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e orientou que os recursos deveriam ser aplicados somente pelo Governo do Estado. Na semana passada, o secretário de Estado do Planejamento, Altair Guidi causou surpresa ao afirmar que não há dinheiro para Via Rápida e, na opinião dele, dificilmente e obra sairia do papel.
Estas e outras questões farão parte dos debates de hoje à noite. O objetivo é que possam ser encontradas soluções alternativas para os problemas levantados até então.
Obra está orçada em mais de R$ 73 milhões
Orçada em pouco mais R$ 72,3 milhões, a Via Rápida vai ligar Criciúma até a BR-101, iniciando no bairro Próspera e passando pelos bairros 1ª Linha, 2ª Linha, 3ª Linha e 4ª Linha, além da Mineração, em Içara.
O projeto deverá tornar-se a principal via de escoamento de Criciúma e prevê a construção de duas pistas, com possibilidade de ampliação, e de vias laterais para o trânsito local. A expectativa é de que o trânsito nas demais vias de acesso ao município reduza em cerca de 70% e que várias empresas, como transportadoras de cargas e indústrias em geral, possam se instalar ao longo da via.
Ao todo, foram projetadas nove inserções de grande porte para garantir a acessibilidade das vias locais. Em três lugares serão utilizados viadutos: sobre a linha férrea, no cruzamento da 1ª Linha e na BR-101.