Um caminhão transformado em máquina fotográfica vai percorrer o Brasil levando a bordo o casal de “expedicionários” portugueses Mica Costa-Grande, fotógrafo, e Sofia Salgado, jornalista. O projeto Brasil pelo buraco da agulha será apresentado pela AutoBAn hoje (30/07), às 16h00, no Centro de Atendimento do Estrada para a Saúde, no km 56 da SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), pista Interior-Capital.
Montada em um moderno caminhão com baú de 7 metros produzido no Brasil, esta câmera gigante pode fazer fotos no tamanho de 5×2 metros, por meio de um orifício no baú, exposto à luz de oito a dez horas. Além disso, o próprio caminhão tem um design que chama a atenção, com uma tela de plasma na lateral. O caminhão também será apresentado à Imprensa na segunda-feira.
Objetivo
O projeto Brasil pelo Buraco da Agulha visa realizar mostras fotográficas que revelem a visão estrangeira do Brasil, utilizando técnicas experimentais altamente inovadoras na arte fotográfica. Outro objetivo do casal é promover a cultura e a língua portuguesas pelo mundo afora.
Os expedicionários
Os portugueses Mica Costa-grande, fotógrafo, e Sofia Salgado, jornalista, já percorreram quatro continentes em seis anos com os seus dois filhos, Elói, 12, e Sáskia, 10. Eles divulgam as fotografias realizadas por onde passam.