A concessionária Autovias S.A. decidiu expandir, a partir deste ano, a execução do “Amigos da Estrada”, seu programa de Educação para o Trânsito, para outras cidades da macrorregião onde está presente e atua. Depois de levar o projeto para mais de 42.000 alunos e 1.500 professores de Franca, Batatais e Brodowski desde 2001, a Autovias implantará agora o “Amigos da Estrada” em Santa Rosa de Viterbo, Cravinhos, Luiz Antonio e São Simão. O início desta nova fase acontecerá com o lançamento do projeto em Santa Rosa nesta sexta-feira (02/04), às 8h30, no Grêmio Recreativo da cidade, situado à rua 13 de Maio, 70.
A expectativa da Autovias e da Fundação Palavra Mágica, que coordena a implementação do “Amigos da Estrada” para a concessionária, é que cerca de 17.000 estudantes do Ensino Fundamental das sete cidades sejam beneficiadas com o programa em 2004. Entre as ações programadas estão workshops para professores, atividades educativas nas escolas, palestras de autores dos livros “Uma cidade superlegal” e “Uma viagem inesquecível” (sobre trânsitos urbano e rodoviário, respectivamente), utilizados no projeto, participação na 4ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e gincana educativa sobre trânsito.
Somente em Santa Rosa de Viterbo serão atendidas sete escolas e 962 alunos (490 da 2ª Série e 472 da 3ª Série). As unidades beneficiadas serão as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) “Profª Lourdes Pereira Massaro” e “Wolmar Ribeiro Balbão”; as EEEF (Escolas Estaduais de Ensino Fundamental) “Virgínio Meloni”, “Salustiano Lemos” e “Prof. Maurílio de Oliveira”; e as escolas particulares Colégio Integrado de Santa Rosa de Viterbo (Anglo) e Instituto Educacional Milênio.
A solenidade de lançamento do “Amigos da Estrada” em Santa Rosa contará com a presença de autoridades regionais, de representantes da Autovias e da Fundação Palavra Mágica, que fará a apresentação institucional do programa. O diretor geral da Autovias, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, fará a entrega simbólica dos livros ao prefeito Luiz Fernando Gasperini.
Depois do evento haverá um workshop para professores e coordenadores que utilizarão o material do “Amigos da Estrada” em sala de aula. A apresentação da Fundação Palavra Mágica será feita por sua presidente, Luciana Paschoalin.
A pedagoga e coordenadora do “Amigos da Estrada” Elaine Tomaz Silva apresentará as atividades e o cronograma de realização para 2004. Um dos temas abordados será a literatura na construção da cidadania, pela facilitadora Patrícia Manzoli, socióloga, especialista em Crítica Literária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui