Balança para pesagem de caminhões e ônibus na rodovia BR-050, distante dez quilômetros de Uberaba, no sentido Uberlândia, começará a operar, para valer, a partir do dia 2 de fevereiro. O certificado de aferição que faltava para a operação ser colocada em prática foi expedido pelo Inmetro há poucos dias. Até o fim de janeiro, a fiscalização educativa continuará sendo realizada.

“Estamos informando os caminhoneiros da retomada das operações para não surpreendê-los e já realizamos algumas pesagens em gênero de testes para que os motoristas possam ter um controle da carga para evitar sobrepeso e problemas maiores”, explica o supervisor regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Elias João Barbosa.

Para dar start na fiscalização, a Engespro, empresa vencedora da licitação para operar todas as cinco balanças da área de abrangência do Dnit local, aguarda a instalação do controlador de fuga, um aparelho eletrônico semelhante ao utilizado em radares. Com esse aparelho, será possível fotografar todo caminhão ou ônibus que deixar de passar pela balança. “Com o flagrante, a empresa emitirá um laudo de infração que custará ao motorista a multa no valor de R$ 197, além da perda de sete pontos na carteira”, afirma Elias.

O veículo de maior capacidade em condições normais pode apresentar, no máximo, 57 toneladas de peso, somadas a estrutura do mesmo e a carga transportada por ele. Segundo Elias João, para transitar com peso maior, o veículo precisa de autorização do departamento e portar documentação especial para ser apresentada na balança. “Há casos de carregamento superior a 150 toneladas”, frisa.

Além da balança de pesagem situada no km 162 da BR-050, a região conta com mais quatro, sendo uma instalada nas proximidades de Uberlândia e as outras três, perto de Araxá, Patos de Minas e Comendador Gomes. Todas irão funcionar 24 horas.