As três balanças de con- trole de peso de carga que o Departamento Nacional de Infra-estrutura (DNIT) mantém ao longo da BR-101, em Santa Catarina, entre elas a de Araranguá, deverão voltar a operar na próxima segunda-feira, a partir de 6h. A informação foi repassada ontem pela direção do DNIT. De acordo com o órgão, os equipamentos serão reativados em regime emergencial por um período de seis meses, até que uma nova empresa seja contratada. Enquanto isso, segundo o DNIT, a Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda (Conspel) permanece operando os equipamentos.

Conforme o DNIT, um novo contrato foi assinado com a Cosnpel. O acordo ocorreu em virtude da licitação do Plano Nacional de Pesagem (PNP) ainda estar em andamento. A primeira etapa do PNP, por exemplo, prevê a licitação de 45 balanças fixas e 46 bases para operação de 21 equipamentos de pesagem, num total de 91 postos. O edital, dividido em 15 lotes, no valor total de R$ 290 milhões, prevê ainda a instalação de dispositivos de con- trole de cargas nas rodovias, garantindo a vida útil dos pavimentos.

Por mês, fiscalização de 250 mil caminhões

A Conspel havia encerrado o trabalho no início do mês, após o contrato que mantinha desde 2001 ter vencido no dia 31 de agosto. Pelo mesmo motivo, a empresa deixou de operar as balanças que ficam em Garuva e Itapema. Os dois postos com o de Araranguá, segundo o DNIT, fiscalizam as cargas de 250 mil caminhões por mês. A suspensão dos trabalhos também atingiu os postos da BR-116 em Campo Tenente e Fazenda Rio Grande, no Paraná, e na BR-101 em Terra de Areia, no Rio Grande do Sul.

No último dia 24, segundo o DNIT, foi realizada audiência pública em Brasília para a conclusão de concorrência para a contratação de empresas ou consórcios de empresas que executarão serviços de pesagem de veículos nas rodovias federais. Na audiência foram fornecidas informações sobre o edital e sobre o sistema de pesagem, que deve implantar um total de 251 ba- lanças fixas e móveis em todo o país. O edital, ainda de acordo como o DNIT, prevê que até o final de 2008 estejam funcionando 145 ba- lanças fixas e 106 móveis.