Um grupo de 30 pessoas saiu de Belém para uma excursão pelas cidades de Fortaleza (CE), Santa Cruz (PE) e Caruaru (PE) na última sexta-feira, quando foi surpreendido por quatro homens fortemente armados que estavam dentro do ônibus. Depois de render o motorista, a quadrilha levou o veículo para dentro de um ramal, próximo à cidade de Castanhal, onde todos os passageiros foram obrigados a entregar dinheiro e pertences pessoais.

O bando recebeu apoio de uma segunda equipe de assaltantes, que aguardava pela passagem do ônibus num local estrategicamente combinado. Vivemos uma cena que pensávamos existir apenas em filme de TV , comentou a pessoa, aqui, identificada com o nome fictício de João.

Com armas em punho, os assaltantes começaram a espancar os homens da excursão pedindo dinheiro e objetos pessoais. Um dos assaltantes desceu e atirou em todos os pneus do veículo. Segundo a vítima, quase todas as pessoas ficaram apenas com a roupa do corpo. Depois de recolher tudo, a quadrilha partiu, deixando os passageiros trancados e levando as chaves do ônibus. Passada uma hora da ação, um grupo de passageiros desceu pela janela e conseguiu chegar a um posto de gasolina, onde entrou em contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De manhã, um outro ônibus da empresa que realizava a excursão chegou para resgatar as vítimas.

João diz ainda que grande parte dos passageiros acredita que os assaltantes teriam ligação com a guia da excursão, identificada por eles apenas como Raimunda. Algumas pessoas teriam visto um dos assaltantes tomar banho e jantar na residência dela (Mundica) na mesma noite do embarque. Além do que, ela desistiu de viajar conosco por motivos desconhecidos , revela.

Em contato com a reportagem, Raimunda, que preferiu não revelar seu sobrenome, desmentiu as acusações. Ela contou que deixou de viajar com o grupo para prestigiar a formatura da filha, que ocorreu na mesma noite do embarque: O que estão dizendo é uma mentira. Nunca agi de tal forma e não seria agora, depois de 15 anos de estrada, que iria me dispor a tal comportamento . Até a noite de ontem, a polícia continuava sem pista dos assaltantes.