O Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) realiza fiscalização em diversos pontos do Espírito Santo durante esta segunda-feira. O alvo da operação são carretas que fazem transporte de cargas, principalmente de blocos de granito. O objetivo é reduzir o número de acidentes provocados por veículos com excesso de peso.

A operação vai acontecer nas rodovias estaduais em dias e horários alternados. Em Aracruz, nutricionistas, médicos e militares trabalham na conscientização dos motoristas. Vão ser fornecidas dicas de alimentação, descanso e redução do estresse para os caminhoneiros.

Em Vila Velha, até às 10h, 11 veículos foram notificados por irregularidades, tais como pneus carecas e iluminação defeituosa. Nenhum veículo de carga apresentou problemas. Em Colatina e Marataízes, os caminhoneiros também serão abordados.

O comandante do BPRv, tenente-coronel Valdir Leopoldino da Silva Junior, destaca que as operações têm caráter educativo e punitivo, buscando a conscientização dos caminhoneiros quanto a necessidade de obedecerem o limite de peso de cada veículo.

Durante as abordagens também estão sendo distribuídas cartilhas com o tema “Acidentes de Trânsito: Onde e Como Registrar”. O material foi produzido pelo BPRv e tem por objetivo orientar os condutores sobre os procedimentos a serem tomados em caso de acidente de trânsito.