Falta de documentação do veículo e habilitação do condutor são os principais problemas detectados pela polícia

O Comando do 9º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Manacapuru, está realizando diariamente nas ruas da cidade, blitze de trânsito visando tirar de circulação os veículos que se encontram sem condições de tráfego ou com documentação irregular.

A fiscalização está voltada principalmente para as motocicletas, veículos que, segundo estatística do 9º BPM, são responsáveis por 95% dos acidentes e a maior parte das mortes no trânsito nos últimos três anos. Em dez dias de blitz foram apreendidas 246 motos.

Segundo o capitão Jander Batista, subcomandante do 9º Batalhão, são inúmeras as irregularidades que motivaram as apreensões. “As irregularidades são mais comuns nas motocicletas, temos apenas um carro apreendido enquanto as motos são dezenas, sem emplacamento, com licenciamento atrasado e sem condições de tráfego”, explicou.

Com os condutores o problema mais freqüente é o da falta de habilitação, falta de capacete e excesso de passageiros. “É comum o pessoal andar com 3 ou 4 pessoas em uma moto só”, comentou o capitão.

Municipalização

O trânsito de Manacapuru está sob o comando da Polícia Militar porque o município ainda não municipalizou o sistema. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, Matusalém Sabóia, o projeto de municipalização está em fase de elaboração. “Estamos fazendo os últimos ajustes no projeto, que deverá ser encaminhado para votação na Câmara Municipal assim que o legislativo retornar às suas atividade”, afirmou.