Motoristas de veículos leves, ônibus monoblocos e furgões de até sete toneladas podem, a partir desta quinta-feira (15), trafegar na BR-101 de Pernambuco em direção a Alagoas. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) montou um desvio por meio de uma ponte urbana recuperada sobre o Rio Una em Palmares, na Mata Sul do Estado.

Segundo informou o superintendente regional do Dnit, o engenheiro Divaldo Câmara, quem conduzir veículos de até dez toneladas pode continuar usando a rodovia litorânea PE-60.

“O desvio está localizado perto da rodoviária local de Palmares. Conseguimos restaurar uma das duas pontes que ficavam na área interna da cidade. Na BR-101, as duas principais pontes foram levadas pelas enchentes. A intervenção precisava ser feita o mais rápido possível”, explicou o engenheiro da Dnit Emerson Morais.

As pontes da BR-101 que ficavam sobre o Rio Una já começaram a ser reconstruídas. A previsão é de que as obras sejam concluídas no prazo máximo de 180 dias. “Até dezembro deste ano os trabalhos serão realizados e o tráfego de Pernambuco com destino a Alagoas será normalizado”, afirmou. Durante o período de reconstrução, o tráfego de veículos pesados está sendo feito pela BR-232, via que liga a capital ao interior, até Caruaru, no Agreste. De lá, os motoristas devem seguir pela BR-104 até Alagoas.

MORADIA – Cinquenta famílias desabrigadas em Quipapá e outras 20 em Primavera, na Mata Sul do Estado, receberão, na próxima semana, novas moradias. Em Vitória de Santo Antão, mesma região, mais treze famílias foram contempladas, ontem, com os imóveis.

As casas foram construídas dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio de uma parceria entre o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, e as administrações municipais. Os moradores das cidades atingidas pelas enchentes passaram à frente das pessoas que estavam cadastradas anteriormente, já que o programa defende prioridade máxima para as vítimas de calamidades.

“Estamos trabalhando da melhor e mais rápida maneira possível para diminuir as dificuldades e o sofrimento dessas pessoas que não tem nada e nem para onde ir”, disse o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), Amaro João. A entrega das residências está sendo intermediada pela Secretaria das Cidades, que negociou junto à Caixa Econômica Federal e as prefeituras a prioridade para as vítimas das chuvas.

FGTS – Os moradores de Palmares poderão retirar o FGTS a partir de amanhã, em qualquer unidade da Caixa Econômica Federal. O atendimento na agência da cidade foi estendido em duas horas e acontecerá das 8h às 16 h. Cerca de quatro mil pessoas serão beneficiadas pelo dinheiro extra.