A PI-112, que dá acesso ao município de União, a 60 km da capital Teresina, está tomada pelos buracos. A estrada é falha em vários pontos e quem trafega por ali reclama do péssimo estado de conservação da pista que pega muitos condutores desprevenidos. No povoado Macambira, no Km 20, a situação é alarmante, pois no local há registros de acidentes graves. Existem duas enormes crateras que já resultaram em sérios acidentes.

Segundo a população, os buracos estão ali há um mês e somente depois de algumas denúncias o trecho foi sinalizado com faixas de interdição e com aviso de meia-pista aos condutores. Por ali, um caminhão, que fazia carga de tijolos, tombou e está tomando um dos lados da pista, deixando a carga espalhada pelo chão de terra batida e dificultando ainda mais o tráfego no local.

Segundo o morador Antonio Fernandes Macedo, o caminhão se encontra no local há pelo menos 15 dias e ninguém, até o momento, veio rebocar o veículo. “Aqui tem acidentes com freqüência. Este caminhão que está aqui é resultado da buraqueira”, afirma.

Ele ainda confirma que o trecho é um dos mais perigosos e que pessoas já tiveram membros do corpo lesionados. “Um ciclista estava passando e uma moto tentou desviar de um carro que estava parado. O motoqueiro não viu a aproximação do ciclista e pegou em cheio o rapaz. Ele teve a perna quebrada em três partes e está sem andar”, disse Antônio Fernandes.

A região é cercada por plantações de cana-de-açúcar e o tráfego de caminhões que transportam esta mercadoria é comum. Até aí, nada demais, o problema é o derramamento do produto pela pista e faz com que os condutores tenham que reduzir a velocidade. “Muitos caminhões passam por aqui, levam até cinco contêineres durante a noite só com cana-de-açúcar, durante o dia este numero é reduzido”, disse Francisco Miguel, residente do povoado Riacho do Cocal, no Km 34.

Acostamento

Outro ponto destacado pelos moradores é a forte poeira na região. A falta de asfalto faz com que os veículos tenham que andar no acostamento por causa dos buracos, e, por conseqüência, levantam muita poeira. O motorista de van Cícero Azevedo, que faz transporte de pessoas entre Teresina e União, diz que a situação das estradas piora durante o período chuvoso.A secretaria de Defesa Civil do Estado diz que 22 patrulhas mecanizadas estão sendo treinadas para recuperar as estradas danificadas durante o período chuvoso no Piauí.