Motoristas que transitam pela SC-401 nas proximidades de Canasvieiras, no Norte da Ilha, em Florianópolis, precisam estar atentos na hora de usar o recuo da pista. No acostamento da via que daqui a dois meses receberá 25 mil carros por dia por causa da início da temporada, é possível encontrar buracos de quase dois metros de comprimento.
As “feridas” do asfalto que atrapalham a vida dos motoristas e dificultam o tráfego de pedestres e ciclistas formam um dos pontos mais críticos da rodovia, mas não são o único endereço do problema. Elas também são encontradas logo na primeira etapa do trajeto de quem se dirige ou volta das praias do Norte da Ilha. Entre o Centro Administrativo do governo do Estado e o trevo de acesso a Jurerê Internacional, os solavancos do carro mostram que as condições da pista estão ruins.
A situação piorou com a chuva intensa das últimas semanas, rasgando o asfalto já esfarelado pelo peso dos ônibus e caminhões e criando enormes poças dágua nos cantos da pista.
– Está bem estragado. A gente percebe que o número de buracos aumentou com essa chuva – relata o empresário Carlos Eduardo Bessa Motta, que há três meses trabalha em um posto de combustíveis às margens da rodovia. Deinfra diz que chuva é problema
O conserto dos estragos que requerem de Carlos Eduardo e outras centenas de motoristas atenção redobrada na hora de dirigir está a cargo de mais uma operação tapa-buraco do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra). Mas o trabalho dos homens, caminhões e retroescaadeiras escalados para melhorar o vaivém do trânsito na região também depende do humor de São Pedro. Esse é, segundo o engenheiro Cléo Reis Quaresma, do Deinfra, o principal motivo para a demora na conclusão da operação.
– São 60 dias consecutivos de chuva. Isso acaba afetando muito o sistema rodoviário do Estado. Na SC-401, agravou os defeitos de base do asfalto, que não puderam ser corrigidos nas obras realizadas em 2004 – explica o presidente do Deinfra, Romualdo Theophanes de França Junior.
Para desapontamento de quem esperava enfrentar a temporada de verão com asfalto novo na SC-401, esse ano as obras na rodovia só atenderá casos emergenciais, como os pontos que estão sendo recuperados nas proximidades do Bairro Saco Grande e do viaduto de Jurerê. A “reforma geral” deve começar somente após o fim da alta temporada, em fevereiro. O Deinfra já abriu o processo licitatório para as obras.