Em seis anos, são 18% a menos de pessoas em ônibus que vão de Ribeirão a outros Estados
Em seis anos, a quantidade de passageiros interestaduais de Ribeirão Preto encolheu 18%. Em 2001, foram 1.155.915 passageiros que saíram da cidade com destino a outros estados. No ano passado, 945.175 pessoas viajaram para fora de São Paulo partindo de Ribeirão. Os números são do Anuário Estatístico 2008 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com base nos dados coletados ano passado junto às empresas.
A cidade também perdeu posições entre as localidades com maior movimento de passageiros interestaduais entre municípios brasileiros. Em 2001, era a 12ª cidade brasileira com maior movimento de passageiros. Atualmente, ocupa a 15ª posição. São Paulo ocupa o topo da lista, seguida da capital carioca.
Cinco trajetos que passam por Ribeirão estão na lista das cem maiores linhas interestaduais do País. A linha interestadual entre Ribeirão Preto e Passos (MG) é a mais movimentada entre as que chegam ou partem da cidade. No ano passado, ocupava a 5ª colocação entre as cidades brasileira, e há seis anos estava uma posição acima.
Para o professor e mestre em transportes do Centro Universitário Moura Lacerda, Creso de Franco Peixoto, até 2007 houve uma migração de passageiros do transporte rodoviário para o transporte aéreo. “Além disso, as vendas de carros crescem muito no País e no ano passado o preço do álcool chegou a R$ 1, o que fazia as viagens de carro compensarem mais do que o transporte rodoviário coletivo.”
A Gazeta entrou em contato com a Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), mas o presidente da instituição estava em viagem e não pôde falar sobre o assunto.