A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, no último dia 20, o Projeto de Lei 1769/07, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que denomina rodovia Governador Pedro Gondim o trecho da BR-230 que liga as cidades de Cabedelo e João Pessoa, na Paraíba. O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para o Senado.

O relator, deputado Colbert Martins (PMDB-BA), apresentou parecer favorável à proposta, com emenda que apenas faz ajuste de redação. A CCJ analisou a constitucionalidade, a juridicidade e a técnica legislativa do projeto.

O autor do projeto argumenta que Pedro Gondim (1914-2005) “dinamizou a agricultura, impulsionou o comércio, implantou novas indústrias e investiu em programas culturais, dignificando e engrandecendo o povo paraibano, mediante a sua conduta moral e ética”.

Gondim foi eleito vice-governador em 1955, na chapa do governador Flávio Ribeiro Coutinho. Em 1958, assumiu interinamente o governo e, em 1960, foi eleito governador. Cinco anos depois, foi eleito deputado federal e teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos em 1967, durante a ditadura militar.