Uma carreta tanque bi-trem carregada com cerca de 45 mil litros de álcool combustível tombou na tarde de ontem próximo a Campo Mourão. O acidente aconteceu no trevo que liga o anel viário á BR-369. O motorista ficou ferido mas não corre risco de morte. Pelo menos 30 mil litros de álcool vazaram da carreta.
O Corpo de Bombeiros jogou espuma na carreta para diminuir o risco de incêndio e cobriu as canaletas (por onde o álcool estava escorrendo) com encerados para evitar infiltração. Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), também acompanharam toda a ação a fim de fiscalizar se o álcool não afetaria o meio ambiente.
A carreta, de placas AMO-4234 (Pato Branco), era conduzida por Ilo Figueiredo, 54 anos, e seguia de Paulínia (SP) para Francisco Beltrão (PR). De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, Leandro Calegari, a área foi isolada num raio de 100 metros. “O maior perigo é se uma faísca de fogo entrar em contato com o álcool, o que poderia causar uma explosão”, destaca.
Um caminhão tanque esteve no local e parte do álcool que estava derramado sobre a lona foi carregado com baldes por funcionários da concessionária de pedágio que administra a rodovia. Segundo Calegari, o álcool que ainda sobrou no tanque deve ser retirado pela empresa responsável pelo transporte.
De acordo com o técnico do IAP, Edson Battilani, o álcool que derramou do caminhão não chegou a causar nenhum dano grave ao meio ambiente. “Acompanhamos toda a ação e se necessário cobramos inflação ambiental contra a empresa responsável pela carga”, assinala.