Um caminhão-furgão com as laterais em lona derrubou parte de uma carga de bateria na tarde desta segunda-feira na rotatória da PR-445 com avenida 10 de Dezembro (Zona Sul de Londrina). A queda resultou em derramamento de ácido sulfúrico no trecho, que ficou interditado para o tráfego até o início da noite. A empresa Expresso Manir, responsável pelo transporte, foi notificada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

O incidente aconteceu pouco antes das 16 horas. O caminhão contornava a rotatória para seguir até Tamarana quando pelo menos 15 caixas de bateria caíram no asfalto. Os recipientes de vidro se romperam e o ácido sulfúrico se espalhou pela pista. O Corpo de Bombeiros isolou o local e a Polícia Rodoviária precisou desviar o trânsito. A substância, altamente tóxica segundo o IAP, não chegou a causar dano ambiental.

Mesmo assim, os fiscais José Carlos e Valter Piolla notificaram a empresa, que terá que comparecer ao órgão ambiental para prestar esclarecimentos. Piolla observou ainda que o caminhão não possuía qualquer indicação de que transportava carga tóxica e perigosa, o que contraria a legislação ambiental e de trânsito. A empresa também teve de fazer a limpeza do local.

O representante da Expresso Manir, Édson Cândido, garantiu que a empresa iria fazer toda a limpeza e remoção do material. Por volta das 17 horas, funcionários jogaram cal sobre os resíduos e depois teriam que remover o material sem jogar água. Sobre a falta dos indicadores de perigo, Cândido argumentou que as placas estariam na cabine do caminhão.