A Semam intensificou a fiscalização no local para coibir esse tipo de crime ambiental, e espera que moradores da localidade denunciem qualquer irregularidade

Na manhã de ontem, a caminho de uma vistoria na praia de Taquaras, o secretário de Obras de Balneário Camboriú, Edson Kratz, e o diretor do Departamento do Desenvolvimento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Eduardo Cartamil, flagraram um caminhão despejando resíduos sólidos na beira da Estrada Geral do Barranco no bairro Nova Esperança.

Tonéis e galões faziam parte da carga de lixo jogada. As autoridades municipais fotografaram o caminhão que fazia a atividade ilegal e repassaram a denúncia de crime ambiental para as providências cabíveis.

Na ocasião outro caminhão, também carregado de lixo, se aproximou do local para fazer o despejo, mas ao perceber o flagrante, o motorista saiu em alta velocidade. A empresa flagrada foi multada em 30 Unidades Fiscais do Município (UFM), no valor de R$ 136,87 cada uma.

A Semam intensificou a fiscalização naquele local para coibir esse tipo de crime ambiental, e conta com a cooperação dos moradores daquela localidade para que denunciem qualquer irregularidade.

Os telefones da fiscalização ambiental são (47) 3261-4566 e (47) 3261-4567, das 12 às 18h, ou (47) 9911-7788 durante todo o dia, inclusive aos sábados e domingos. Além disso, a Ouvidoria Municipal também recebe denuncias através do 0800-644-3388.

Histórico – No início deste mês foi concluída uma operação que durou quatro dias, ocasião em que foram retirados cerca de 28 caminhões de lixo do local. Na ação realizada, a Secretaria de Obras encontrou resíduos de construção, móveis velhos e lixo, como cascas de marisco e camarão, e até animais domésticos mortos.

Na época os moradores do local afirmaram que caminhões e, principalmente, carros particulares de diversas cidades da região despejavam lixo e restos de móveis na beira daquela estrada, transformando o lugar num verdadeiro lixão, o que configura um crime ambiental, alvo de inúmeras denúncias recebidas pela administração municipal.