No Plano Piloto, carga e descarga terão horários definidos. Na EPTG, a depender do sentido, o trânsito será proibido de manhã e à noite

A partir da próxima segunda-feira (7/07), os condutores que desobedecerem aos horários determinados para o trânsito de caminhões na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e para carga e descarga nas quadras comercias do Plano Piloto serão multados e receberão cinco pontos na carteira de motorista. A decisão, que vale para os dias úteis (de segunda a sexta-feira), tem o objetivo de amenizar os engarrafamentos nas regiões, causado pela lentidão de veículos longos e pesados nos horários de pico. Na EPTG, nada de caminhões das 6h30 às 9h, no sentido Taguatinga–Plano Piloto, e das 17h30 às 20h no sentido oposto. No comércio, o abastecimento de lojas e restaurantes poderá se feito das 8h às 11h30, das 14h às 17h e das 20h às 7h.

As novas regras foram publicadas no Diário Oficial do DF em 5 de junho. Na data, foi estabelecido prazo de 30 dias para comerciantes e caminhoneiros se adaptarem ao novo modelo. O prazo vence na sexta-feira. “Fizemos campanhas educativas e vamos instalar placas de sinalização nas vias de acesso à EPTG e nas ruas comerciais das asas Sul e Norte até domingo. Acredito que não teremos problemas”, afirmou o diretor do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Jair Tedeschi. Apesar disso, ele alerta que condutores infratores receberão cinco pontos na carteira e pagarão multas de R$ 123, se flagrados no centro da cidade, e R$ 95, caso estejam fora do horário na EPTG.

A fiscalização nas comerciais ficará por conta de agentes do Detran e militares do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Em duplas, eles percorrerão as quadras nos horários mais movimentados — início da manhã, hora do almoço e fim da tarde. “As vagas são pequenas para os caminhões e a parada em fila dupla trava o trânsito. É preciso garantir mais fluidez”, complementou Tedeschi. Na EPTG, as rondas nos acessos à estrada ficarão a cargo de agentes da Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv). “Vamos circular em pistas como a Epia e os pistões Norte e Sul. O alto fluxo e a lentidão dos caminhões são duas das principais causas de engarrafamentos”, observou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Luiz Tanezini. Dos 120 mil veículos que circulam por dia na via, 40 mil são caminhões.

Ainda ontem, as determinações eram ignoradas por muitos brasilienses. Ao meio-dia, o número de caminhões na EPTG era alto, e em quadras como a 112 Sul, transportadoras descarregavam caminhões livremente. Para o presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares do DF (Sindhobar), Clayton Machado, as mudanças não causarão prejuízos aos comerciantes. “Adaptações serão inevitáveis, mas vamos ver como vai funcionar na prática”, declarou. Já o diretor da Cooperativa dos Caminhoneiros do DF, José de Souza, acredita que “impedir o tráfego de caminhões na EPTG pode transferir a problema para a Estrutural, que já é lotada e serve como única opção”.

Novas regras

A partir de segunda-feira, passam a valer as novas regras instituídas pelo DER e Detran para carga e descarga de caminhões no Plano Piloto e para o trânsito desses veículos na Estrada Parque Taguatinga (EPTG)

# Na EPTG, caminhões não poderão circular das 6h30 às 9h, no sentido Taguatinga–Plano Piloto, e das 17h30 às 20h, no sentido oposto

# Nas entrequadras comerciais do Plano Piloto, de segunda a sexta-feira, os veículos poderão fazer carga e descarga em três períodos, das 8h às 11h30, das 14h às 17h e das 20h às 7h

# O motorista que for pego descumprindo a norma na EPTG pagará multa de R$ 95 e receberá 5 pontos na carteira de habilitação

# Nas quadras comerciais, o valor da autuação é de R$ 123 mais cinco pontos na carteira de motorista