Ao sair com a turma, eleja o motorista do grupo, alguém que terá obrigação de não beber

Estatísticas mostram que parte significativa dos acidentes automoblilísticos são causados por motoristas que ingeriram bebida alcoólica antes de dirigir. Para alertar sobre o perigo dessa atitude, a Renovias está distribuindo nas praças de pedágio, desde a última quinta (19/4), folhetos sobre álcool, um dos temas da campanha de segurança 2007: Aposte na Vida – Olho Vivo na Estrada.

Os folhetos contam a história de Alex e sua turma de amigos. Num sábado, combinaram e confirmaram o programa do fim de semana: dançar na casa noturna mais badalada da região. Estavam ansiosos por aquela noite, que poderia ter sido perfeita, não fosse o fato de Alex ter bebido mais do que devia e, mesmo assim, ter assumido o volante na volta pra casa. A história é fictícia, mas fatos semelhantes acontecem todos os dias no País.

“Apesar de os efeitos do álcool variarem de intensidade de acordo com as características de cada um, é importante lembrar que, mesmo em pequenas doses, a ingestão de álcool reduz a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de diririgir com responsabilidade”, explica o gerente de operações de tráfego da Renovias, engenheiro Rogério Cezar Bahú.

Quantidade de bebida
Nível de álcool no sangue (g/l)
Alteração no organismo
Possibilidade de acidente

2 latas de cerveja ou 2 taças de vinho ou 1 dose de uísque
0,1 a 0,5

(permitido por lei)
Muda percepção de velocidade e distância
Cresce o risco

3 latas de cerveja ou 3 taças de vinho ou 1,5 dose de uísque
0,6 a 0,9
Estado de euforia, com redução da atenção, do julgamento e do controle
Duplica

5 latas de cerveja ou 5 taças de vinho ou 2,5 doses de uisque
1 a 1,4
Condução perigosa devido à demora de reações e à alteração dos reflexos
Seis vezes maior

7 latas de cerveja ou 7 taças de vinho ou 3,5 doses de uísque
Acima de 1,5
Confusão mental e vertigens. Motorista mal fica em pé e tem visão dupla
Aumenta 25 vezes

OBS: os efeitos do álcool sobre o cérebro são proporcionais a sua concentração no sangue. Os dados da tabela se referem a uma pessoa de 70 quilos e variam conforme a velocidade de ingestão da bebida e o metabolismo de cada indivíduo.

Desde o início da campanha, em fevereiro, usuários têm acesso a mensagens de conscientização nas faixas implantadas em 12 pontos da malha viária. Até janeiro de 2008, serão distribuídos 400 mil folhetos sobre atropelamento, sono, colisão traseira e álcool. As campanhas fazem parte do Programa de Redução de Acidentes (PRA) da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O objetivo principal é reduzir o número de acidentes, especialmente com vítimas fatais.