Os motoristas que passarem pela rodovia SP-340, na próxima semana, terão a oportunidade de obter informações e orientações médicas por meio da Campanha Bate Coração, promovida pela Renovias. O atendimento será realizado entre os dias 8 e 12 de dezembro, das 8 às 17 horas, no Posto Rio Guaçu, localizado no km 168 da SP-340, em Mogi Guaçu.

A campanha integra o Programa Saúde do Caminhoneiro e tem como principal objetivo fornecer informações sobre doenças arteriais coronárias, focando a reeducação alimentar e mudança de hábitos dos caminhoneiros. Durante o atendimento, a equipe médica orientará os motoristas sobre doenças do coração, além de oferecer consulta médica. Também serão realizados eletrocardiograma e teste de glicemia, que auxiliam no diagnóstico de doenças cardíacas e diabetes, respectivamente. Todos os procedimentos são gratuitos.

De acordo com o coordenador médico do Programa, Eli Paulo Colombo Filho, a equipe médica e de enfermagem fará aferição da pressão arterial e, durante consulta, oferecerá dicas para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer de pele e cuidados relacionados à postura e circulação sangüínea.

Após o atendimento, será entregue cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas, funcionamento do aparelho circulatório e alimentação saudável. Desde julho de 2002, quando foi criada, a campanha já atendeu mais de 11 mil usuários.