Nesta quinta-feira começou a Semana Nacional de Trânsito e o Rio de Janeiro, é claro, não vai ficar de fora. O governo do Estado e a Prefeitura da capital fluminense prepararam ações para chamar a atenção não só de motoristas, mas também dos filhos deles, já que este ano a campanha tem como alvo as crianças. No Brasil, cerca de 20 mil crianças são vítimas de acidentes de trânsito anualmente, segundo o Detran-RJ.

– As crianças vão ser os motoristas do futuro. É melhor educar os motoristas desde a escola, para que os jovens aprendam o que é ser um bom cidadão, pois trânsito tem a ver com cidadania – afirma a coordenadora de Educação do Detran-RJ, Grace Monteiro, que acredita ainda que a criança pode ser um agente multiplicador da segurança no trânsito.

De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de até 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no país em 2006. Desse total, 818 foram fatais.

No estado do Rio, a situação também é preocupante e os números de crianças que são vítimas do trânsito estão aumentando, segundo o Detran. Treze crianças de até 13 anos morreram e 142 ficaram feridas em 2006. No ano seguinte, 60 perderam a vida e 987 sofreram as seqüelas de um acidente de trânsito. Dados do primeiro trimestre de 2008 apontam para um futuro bem semelhante ao de anos anteriores: 10 crianças de até 12 anos morreram nas vias fluminenses e 235 ficaram feridas.

– Muita gente não sabe, mas, no Brasil, a morte no trânsito é a maior causa de morte entre crianças – informou Grace Monteiro, que esclareceu que, no Rio, as crianças vitimadas no trânsito são, em grande parte, atropeladas perto das escolas.

A Semana Nacional de Trânsito vai até o dia 25 de setembro. O Detran-RJ aposta em animais como elefante, tigre e zebra para levar a seguinte mensagem às crianças: “Por um trânsito menos selvagem”. A idéia que se pretende passar é que no trânsito não vale a pena ter um comportamento irracional, por mais “viril” ou “veloz” que isto possa parecer.

Ações também para jovens e adultos

O Detran-RJ e a Prefeitura do Rio vão fazer diversas ações voltadas para as crianças e também para os jovens e adultos nesta semana. Além da campanha publicitária na mídia, o Detran promove recreação para os pequenos na Quinta da Boa Vista, no Museu Militar Conde de Linhares (São Cristóvão) e em escolas; blitzes educativas diurnas e noturnas para o público jovem, inclusive em bares e boates; exposição itinerante; ações em shoppings; distribuição de panfletos e, pela primeira vez, um passeio ciclístico pedindo paz no trânsito. Os ciclistas sairão no dia 28, às 8h, do Leblon, para a Copacabana.

Já a Prefeitura, desde o dia 15 realiza atividades recreativas em escolas municipais. O município investe em campanha publicitária em ônibus, folhetos e adesivos. Nesta quinta, haverá uma operação educativa no centro do Rio, tendo os adultos como alvos. O município fará ainda uma pesquisa de opinião com 1.200 moradores do Rio para identificar a postura deles em relação ao seu comportamento no trânsito e conhecer a opinião das pessoas sobre as campanhas educativas realizadas.

Ponte S.A. fará revisões gratuitas em veículos

Para orientar e conscientizar os motoristas quanto à importância da manutenção veicular preventiva, a Ponte S.A, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, vai realizar revisões grátis de automóveis e motos, enquanto a equipe de resgate médico da concessionária fará a verificação da pressão arterial dos usuários.

O Pit Stop será realizado nesta quinta-feira, na Base Operacional de Niterói, que fica na pista sentido Rio, na altura da Praça do Pedágio.