25 bolsas de sangue. Este é o resultado da campanha promovida nesta terça-feira pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) no pátio do órgão. A coleta foi realizada pela Unidade Móvel do Hemoes.

Os voluntários passaram por uma triagem e, após a doação, o sangue foi enviado para o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo, onde passará por um processo de análise e armazenamento, para posterior distribuição.

A análise do sangue é realizada para saber se a pessoa tem alguma doença transmissível através do sangue, o que invalida imediatamente a sua utilização. Se o material estiver correto o sangue é fracionado em plaquetas, plasma e hemáceas e liberado para todos os hospitais públicos do Estado.

De acordo com o médico José Luis Pretti Bonfim, do Hemoes, as 25 bolsas coletadas no Detran podem ser utilizadas em até 75 pacientes por conta do fracionamento realizado no material. Bonfim destaca, ainda, o ato solidário da doação, que auxilia pessoas à espera de transfusões, acidentados ou que serão submetidos a alguma cirurgia.

Além da Unidade Móvel, o Hemoes possuiu unidades de atendimento em Colatina, São Mateus, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Na capital o atendimento acontece das 7h às 18h30, na avenida Marechal Campos, 1468, ao lado do Hospital das Clínicas.