RESENDE – Após reduzir em 12% o número de acidentes de trânsito no município em 2006, num comparativo com 2005, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Infra-estrutura e Segurança, por meio do Departamento de Transporte e Mobilidade e da Divisão de Educação no Trânsito (DET), divulgou números que mostram que no mês de abril houve uma queda de aproximadamente 36% no número de acidentes, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A secretaria acredita que os constantes investimentos feitos pela prefeitura com o objetivo de humanizar o trânsito através da conscientização de motoristas e pedestres vem provocando essa redução. “Creditamos essa redução às campanhas educativas desenvolvidas pelo DET, diz a diretora de Transporte e Mobilidade, Simone Costa Rodrigues da Silva, ressaltando também a realização de ações de conscientização aos motoristas, como a recém-realizada Semana Mundial de Segurança Viária. “Foi um evento promovido pela ONU, em que contamos com a participação, em Resende, da ONG holandesa I-CE, que discutiu conosco melhorias para o trânsito da cidade. Esses números refletem o trabalho realizado não só com motoristas, mas também com pedestres e ciclistas do nosso município”, frisa Simone.

O monitoramento do número de acidentes, realizado pelo Departamento de Transporte e Mobilidade, é feito com base nas vias gerenciadas pelo município (localizadas nos perímetros urbano e rural) e nas vias totais (federal e estadual, como a Via Dutra). Em 2006 o Departamento contabilizou 64 acidentes no mês de abril (51 nas gerenciais e 13 nas vias totais) contra apenas 41 em abril de 2007 (38 nas vias gerenciais e três nas totais), caracterizando a redução de 36%. E no comparativo de janeiro a abril também houve queda, com 221 acidentes registrados em 2006, contra 192 no mesmo período de 2007 – uma queda de aproximadamente 15%.

Simone explica que entre as ações implementadas para reduzir os acidentes de trânsito em Resende a prefeitura promoveu a manutenção nos semáforos dos cruzamentos mais movimentados da cidade, instalando as lâmpadas LED (Light Emitting Diodeos) em substituição às tradicionais que apresentam muitas falhas, provocando problemas no trânsito. “Os novos equipamentos têm vida útil entre seis e dez anos, muito maior que o sistema utilizado anteriormente. Além disso, as lâmpadas de LED têm intensidade luminosa 30% maior que uma lâmpada comum e encaixe perfeito em qualquer grupo focal existente, não havendo necessidade de substituição da caixa”, informa a diretora.

Estatísticas
O relatório do Departamento de Transporte e Mobilidade revela também que de janeiro a abril de 2007 os acidentes aconteceram geralmente na sexta-feira ou sábado, envolvendo, na maioria das vezes, pessoas na faixa etária entre 30 e 59 anos, seguido dos jovens de 18 a 29. Os homens lideram a lista de acidentes que na cidade acontecem com mais freqüência nas Avenidas Coronel Mendes e Padre José Sundrup, no sistema binário do Manejo, e na Estrada Resende-Riachuelo, na Morada da Colina.