Representantes do projeto Pacto Sem Fronteiras Pela Paz no Trânsito, como ficou conhecido o movimento que reúne representantes de concessionárias, do poder público, e de entidades sindicais para diminuir os altos índices de acidentes nas estradas do estado, realizam na tarde desta quinta-feira uma ação educativa nos principais acessos às rodovias do estado do Rio. Está previsto a distribuição de 500 mil filipetas com a foto de um carro batido e com a seguinte mensagem: “Isto pode, sim, acontecer com você. Respeite as regras de trânsito”.

As filipetas serão entregues pelos funcionários das cabines de pedágio das concessionárias envolvidas na mobilização – entre elas Ponte S.A, Concer, CRT, NovaDutra, Rota 116, Lamsa e Via Lagos. Os funcionários dos pedágios serão os multiplicadores das mensagens educativas e usarão camisetas com a logomarca e com o slogan do Pacto – “A paz no trânsito depende do trânsito. Faço um pacto pela vida”. A mesma frase será usada para saudar os usuários e motoristas que passarem pelos locais da ação e nos painéis eletrônicos das concessionárias. Além disso, adesivos com a logo e o slogan também serão fixados nos vidros das cabines de pedágio e nos carros de serviços das empresas.

– Nosso objetivo é unificar os esforços nas áreas de educação, comunicação e logística e, assim, diminuir os índices de acidentes, principalmente às vésperas de grandes feriados, quando o número de acidentes nas estradas costuma aumentar em cerca de 15% – lembrou o presidente do Detran, Antonio Francisco Neto.

Segundo dados do Setor de Estatísticas do departamento, só no ano passado, 25 mil acidentes com vítimas ocorreram no estado e cerca de 2.500 pessoas morreram vítimas desses acidentes. Desse total, três mil acidentes com vítimas aconteceram nas estradas federais e outros 2.500 nas estradas estaduais.