O cantor sertanejo Ivair dos Reis Gonçalves, de 34 anos, o Renner da dupla Rick & Renner, foi sentenciado ontem, 03/10/07, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a 3 anos e 6 meses de prisão, mais suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por igual período, pelas mortes do engenheiro químico Luís Antônio Nunes Acetto e da namorada dele, a empresária Eveline Soares Rossi. A moto em que estava o casal foi atingida pelo BMW guiado pelo artista, num acidente ocorrido em 2001 na Rodovia Luiz de Queiróz (SP-304), em Santa Bárbara D Oeste. Na época, peritos constataram que o veículo do cantor estava a 158 km/h.
A decisão, da 10a Câmara do TJ, deferiu recurso do Ministério Público e aumentou a pena arbitrada anteriormente, que era de 2 anos e 8 meses de prisão e 1 ano e 2 meses de suspensão da CNH. O advogado da família do engenheiro, Ralf Tórtima, comemorou o novo julgamento. “A pena havia sido muito branda pelo que ele fez” , avalia. Tótima considera ainda o que se provou ser um padrão de comportamento de Renner.
“Após os fatos, levantei que ele havia recebido mais 21 multas por excesso de velocidade. Ou seja, depois de matar duas pessoas a 158 km/h, continuou na mesma trilha” , disse o advogado. Tórtima acredita que a redução da pena em instância superior é “remota” . O advogado de Renner, Laerte Soares, não foi localizado pela reportagem no telefone fornecido pela assessoria do cantor.
No dia do acidente, em agosto de 2001, Renner perdeu o controle do BMW, invadiu a contra mão e bateu de frente com a moto. Após o choque, os dois veículos caíram numa ribanceira a 50 metros da pista. Nunes teve o corpo partido ao meio e Eveline, um pé multilado. Ambos morreram na hora. Renner e seu secretário, que estava no banco do passageiro, tiveram ferimentos leves (AAN).