Até o final do ano serão distribuídos 100 mil panfletos com instruções sobre o assunto

O Grupo de Trabalho para Coordenação de Emergências formado por representantes de concessionárias de rodovias do Paraná começou, na manhã de ontem, a campanha de conscientização dos motoristas que transportam cargas perigosas. A ação visa orientar sobre o transporte de cargas perigosas, explicitando cuidados que devem ser observados.

Somente no ano passado, cerca de 50 mil veículos com cargas perigosas trafegaram nas rodovias da VIAPAR. Desse total, 25% carregavam combustível para motores à gasolina, 21% gás liquefeito de petróleo, 19% etanol etílico e 30% outros produtos, que variaram desde explosivos a tintas.

“A meta é entregar 100 mil panfletos com dicas de segurança até o final deste ano em todo o Anel de Integração”, explica o engenheiro Luciano Mendes, chefe regional da VIAPAR. Carregar equipamentos de proteção individual, respeitar leis de trânsito e ambientais e observar faixas de emergência em locais de acesso são algumas das instruções contidas no panfleto.

Mendes lembra que nos últimos dois anos ocorreu apenas um derramamento de carga perigosa no trecho sob administração da VIAPAR, entre Campo Mourão e Cascavel, na BR-369. “Mesmo assim é importante que os motoristas tomem o maior cuidado possível, pois um acidente pode ganhar grandes proporções, ter várias vítimas e contaminar o meio ambiente”.