Nos dois primeiros meses deste ano, o preço do carro zero quilômetro subiu mais do que em todos os 12 meses de 2003. Levantamento dos preços no varejo feito pela Agência AutoInforme mostra que o aumento acumulado em janeiro e fevereiro passados foi de 5,4%, enquanto em 2003 os preços subiram 5,3%.

O desconto médio no preço dos carros caiu de 7,5% no segundo semestre de 2003 para 6% este ano, segundo a AutoInforme. Em fevereiro, a maioria das marcas teve aumento de preço. As maiores altas foram da Toyota e da Peugeot, cujos carros ficaram 3,3% mais caros, seguidas de Alfa Romeo e Volkswagen, com altas, respectivamente, de 2,8% e 2,3%. O preço do carro zero teve a segunda alta consecutiva em fevereiro, de 1,3%.

No Rio, índice do varejo sobe pressionado por carros

O aumento dos carros novos fez o Índice de Preços do Comércio Varejista Amplo (IPCV-Amplo) subir para 0,09% no Rio de Janeiro em fevereiro, contra queda de 0,01% de janeiro, de acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio-RJ. Sem esse aumento, o índice teria registrado deflação.

No mês passado, os preços dos carros novos subiram 6,29%. Nos dois primeiros meses deste ano o grupo veículo acumula 4,92%, contra 0,09% do índice. No ano passado, as montadoras reajustaram os preços até agosto, quando começou o IPI foi reduzido, o que fez os preços congelarem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui