O estudante Gildemarques Braga dos Santos, 20 anos, foi executado a tiros às margens do Rio Catolé em Itapetinga (590 km de Salvador) por homens desconhecidos na tarde do dia 2, sexta-feira. Ele foi uma das cinco pessoas mortas neste feriadão no sudoeste do Estado.

Segundo o pai da vítima, Genivaldo Pereira dos Santos, o rapaz saiu de casa em companhia de Adriano Pereira Dias, residente na Rua Pernambuco, bairro Nova Itapetinga, onde a família mora. A mãe, Lourdes Souza Braga, está sob efeito de sedativos.

A versão apresentada por Adriano à polícia informa que os dois estavam numa área conhecida como “Rio de Espinheira”, próximo à bomba de captação, quando apareceram dois homens.

Um deles, que portava um revólver, apontou a arma para Gildemarques e começou atirar, alvejando cabeça, antebraço e punho esquerdo da vítima. Gildemarques foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor (HCR), recebeu atendimento médico de urgência, mas não resistiu aos ferimentos. Morreu dez minutos após ter chegado ao hospital.

Ainda em Itapetinga o moto-taxista Joaquim Dimas Ferreira da Silva, 35 anos, foi atropelado e morto na manhã de sexta-feira pelo Chevete de placa JMD 4282, conduzido por Teotônio Lima Santos Filho. O veículo trafegava pela rodovia BA-130 (Itapetinga-Marcarani) quando, em determinado momento Teotônio engatou marcha à ré e apanhou a motocicleta de placa JOT-7816.

Dimas foi arremessado no asfalto e bateu a cabeça na pista. Teotônio, que disse não ter visto o motociclista, ainda prestou socorro à vítima até o HCR.

Após os primeiros procedimentos no Cristo Redentor o paciente foi transferido em estado grave para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães de Itabuna, onde morreu. Dimas trabalhava como garçom e era casado com Antônia dos Santos, com quem teve dois filhos – Fábio, de 14 anos, e Flávia, de 12.

Em Riacho de Santana, a 804 km de Salvador, o estudante Neilson Sena Rocha de apenas 9 anos de idade, foi atropelado na quinta-feira, dia 1º, e morreu às duas horas da manhã dessa sexta-feira no Hospital Regional de Guanambi. A vítima, que residia na fazenda Jatobá, foi atropelado por um veículo a cerca de 6 km da sede do município após descer do ônibus escolar.

Ele atravessava a pista para apanhar os dois irmãos menores que estavam na casa da avó aguardando para ir à escola. Neilson foi levado inicialmente para o Hospital de Riacho de Santana, mas devido ao estado grave foi encaminhado em seguida para Guanambi. O motorista fugiu sem prestar socorro.

Também fugiu sem prestar socorro o motorista de uma picape, placa não anotada, que bateu de frente com uma motocicleta na Avenida Brumado, na entrada do bairro Urbis II, em Vitória Conquista, a 509 km de Salvador. Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida.

O acidente aconteceu por volta das 4h30 da tarde de sexta-feira. Segundo testemunhas, a picape seguia em direção ao centro da cidade quando bateu de frente com a moto, onde estavam duas pessoas. De acordo com a Polícia Militar, o piloto foi levado para o hospital em estado grave e o carona morreu no local.

Outro grave acidente no quilômetro 5 da BA 175, entre os municípios de Botuporã e Tanque Novo, matou uma pessoa e deixou outras quatro levemente feridas.

Um veículo Corcel II, placa BJO 7496, conduzido por Francisco Nobre Sobrinho de 76 anos, bateu de frente com um ônibus escolar que transportava 36 estudantes da Escola Agrícola de Riacho de Santana para Tanque Novo.

O motorista do Corcel II, que residia em Botuporã, morreu na hora. O motorista do ônibus, cujo nome não foi informado, fugiu do local, abandonando a cena do acidente.

De acordo com as informações da polícia no local, o veículo da vítima vinha fazendo ziguezague na pista antes de se chocar frontalmente com o coletivo.