A Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) da Polícia Militar informou hoje que foram recuperados mais dois malotes de dinheiro roubados ontem ao assalto a um carro-forte na sede da Prefeitura de Ipojuca. O valor do montante, no entanto, não foi divulgado.
Além disso, a polícia encontrou dois carros que foram usados pelos assaltantes durante a fuga. Primeiro foi encontrado o Escort Perua, que estava estacionado em frente à prefeitura, quando foi levado e em seguida, o Uno vermelho roubado em Gaibu, no Cabo. O último foi recuperado na PE-28.
O assalto aconteceu por volta das 12h30 de ontem, quando três homens encapuzados tentaram invadir a sede da prefeitura do município para roubar os caixas eletrônicos instalados no local. A abordagem dos bandidos aconteceu no momento em que um carro-forte da empresa Preserv estava abastecendo os caixas para o pagamento dos servidores. Mais de cem pessoas estavam na prefeitura na hora do crime. Segundo a polícia, os assaltantes renderam o segurança que carregava os malotes de dinheiro. Nesse momento, outros quatro vigilantes iniciaram um tiroteio e três pessoas acabaram feridas.
Na fuga, os bandidos tomaram de assalto dois carros. O primeiro, uma Toyota, placa GQL 8805, pertencente ao líder sindical identificado apenas como Adenildo. O rapaz foi rendido e saiu do veículo. Os assaltantes dirigiram pela contra-mão e perderam o controle do carro, atingindo um poste. Ao abandonarem o Toyota, saíram em fuga e tentaram invadir a cozinha de um restaurante de um shopping, onde mais de 15 pessoas estavam escondidas após escutarem o tiroteio. Eles forçaram a porta que foi trancada pelos funcionários. “Na hora, ninguém pensou que podia levar um tiro. Eles conheciam bem a área, e todas as rotas de fuga”, relatou o gerente do estabelecimento.
Segundo os moradores, após abandonarem o carro a pé, os assaltantes também tentaram se esconder em um beco entre uma papelaria e o Shopping Ipojuca, na rua transversal à prefeitura. Como estava trancado, invadiram o centro comercial em direção ao estacionamento localizado na parte de trás do terreno, por onde se tem acesso a uma via, que leva à rodovia PE-60.
Ao deixarem o estacionamento, renderam José Marcos de Lima, motorista da prefeitura, e tomaram a perua KKI 7676. Os bandidos estavam armados com pistolas 380 e 90 milímetros, de acordo com a polícia, e usavam coletes à prova de bala. O circuito de TV da prefeitura identifica um carro que poderia estar aguardando os bandidos para facilitar a fuga, o que ainda está sendo investigado.
Cerca de R$ 22.800 foram recuperados pela polícia dentro da Toyota. A parede e uma porta de vidro da sede do poder municipal foram perfurados pelas balas, assim como o carro de uma moradora, estacionado na entrada do prédio. A recepcionista da prefeitura Givanilda Almeida, 42, foi baleada na perna e passa bem. O servidor Márcio Serafim de Lima, 39, tem uma bala alojada na cabeça, mas os médicos do Hospital da Restauração, onde está internado, afirmam que está consciente, com quadro estável. Um dos seguranças também foi atingido de raspão na cabeça.