O trecho entre Bebedouro e Barretos, administrado pela Concessionária de Rodovias TEBE S/A, recebeu a nota máxima no estado geral de conservação, que considerou as condições do pavimento, sinalização e geometria da rodovia
A CNT (Confederação Nacional dos Transportes) classificou a rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), um dos principais corredores de ligação entre os estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal ao estado de São Paulo, como a segunda melhor do país. O trecho entre Bebedouro e Barretos, administrado pela Concessionária de Rodovias TEBE S/A, recebeu a nota máxima no estado geral de conservação, que considerou as condições do pavimento, sinalização e geometria da rodovia.
A avaliação faz parte da Pesquisa Rodoviária 2007 da CNT, divulgada ontem (07/11) pela manhã, em Brasília (DF). Durante 40 dias, 15 equipes da entidade avaliaram 109 ligações rodoviárias de todo o país.
A TEBE, que administra uma malha rodoviária de 156 km na região norte do Estado de São Paulo, também obteve a nota máxima no estado geral de conservação das rodovias José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto (SP-323) e Comendador Pedro Monteleone (SP-351).
De acordo com os dados da pesquisa, que inclui as rodovias administradas pela TEBE entre as melhores do país, em 2007, a qualidade da malha viária sob responsabilidade da empresa teve um crescimento de até 3,9 pontos em relação à avaliação realizada no ano anterior.
Na rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), considerada a segunda melhor do Brasil, foi registrado um crescimento de 3,9 pontos na nota geral, que passou de 95,1 (em 2006) para 99 (em 2007).
Já a nota de avaliação da sinalização passou de 95,2 (em 2006) para 100 (em 2007), o que representou um aumento de 3,8 pontos. As condições do pavimento mantiveram a nota máxima (100 pontos).
A ligação composta pelas rodovias José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto (SP-323) e Comendador Pedro Monteleone (SP-351), que interligam os municípios de Catanduva, Pirangi, Monte Alto e Taquaritinga a Bebedouro, registrou um crescimento de 3,3 pontos na avaliação da sinalização, que passou de 96,7 (em 2006) para 100 (em 2007). As condições do pavimento mantiveram a nota máxima (100 pontos).
O aumento da qualidade nas condições de conservação e manutenção nas rodovias administradas pela TEBE, que subiram até 11 posições no ranking nacional, é um reflexo dos investimentos em obras e infra-estrutura de apoio.
Pesquisa
A avaliação da CNT, que foi realizada em todo o país durante 40 dias por 15 equipes, analisou o estado geral de conservação das rodovias considerando as condições do pavimento, sinalização, infra-estrutura de apoio, serviços, entre outros.
Durante esse período, foram avaliados 87.592 km de rodovias, sendo 100% da malha rodoviária federal pavimentada e os principais trechos sob gestão estadual e sob concessão. Foram avaliadas 109 ligações. A metodologia da pesquisa e os dados completos podem ser conferidos no site www.cnt.org.br